O Corinthians anunciou na última quarta-feira a contratação do técnico Ramón Diaz, que estava sem clube após deixar o Vasco. Com o desafio de livrar o Timão da queda para a segunda divisão, o comandante argentino gosta de equipes verticais, que chegam ao ataque em poucos toques. A Gazeta Esportiva separou alguns dos princípios que o treinador não abre mão em suas equipes.
Forte jogo pelos lados As equipes de Ramón Diaz gostam de utilizar os lados do campo para atacar. Seja com laterais bem ofensivos ou pontas que atuam ao pé natural (destro no lado direito e canhoto no esquerdo), a proposta passa por dar profundidade pelos flancos e aproveitar cruzamentos.
Importância do 1º volante na saída de bola Por vezes, as equipes treinadas por Ramón Diaz utilizam uma "saída de três", com o primeiro volante auxiliando os zagueiros na construção ofensiva. No Vasco, Zé Gabriel era o principal encarregado de executar esse papel na campanha que livrou a equipe do rebaixamento. No Corinthians, quem mais se aproxima dessa função é Raniele.
Preferência por jogo vertical Ramón gosta que suas equipes ataquem com poucos toques na bola. A posse de bola improdutiva, com muitos passes para o lado e para trás, incomodam o treinador e sua comissão técnica. É comum, portanto, que seus times usem ligação direta em busca de um centroavante de referência para ganhar primeiras bolas e superar pressões altas dos adversários.
Forte pressão no setor da bola Não é sempre que os times comandados por Ramón sobem a marcação, mas algo inegociável é a forte pressão no setor da bola, para recuperar a posse o quanto antes. A ideia é acumular jogadores em uma mesma região do campo para dificultar a vida do adversário que estiver com a bola nos pés.
Qual o esquema tático preferido? Ramón não costuma se prender a um único esquema. Gosta de equipes que atuam em 4-3-3/4-1-4-1, mas pode optar por duas linhas de quatro e dois atletas avançados, ou formação com três zagueiros.



FIM DA LINHA! Após 6 temporadas, jogador anuncia saída do Corinthians
FAZ O PIX! Corinthians garante bolada com ida de Memphis Depay para a Copa do Mundo
River Plate faz proposta milionária por Rodrigo Garro do Corinthians
ADEUS? Corinthians negocia venda de Rodrigo Garro a gigante da Argentina
DE SAÍDA! Jogador está fora dos planos de Fernando Diniz e pode deixar o clube em 2026
Corinthians quita dívida milionária com a Fifa e elimina um dos quatro transfer bans
ELE FICA?! Memphis pede contrato de 3 anos e aceita corte salarial e para ficar no Corinthians
Memphis perdoa R$ 30 mi em juros e renova com o Corinthians até 2028.
GOLAÇOOOOOOOOOO! ANGILERI ABRE O PLACAR PRO TIMÃO! 1 A 0 NO PLACAR!
GOLAÇOOOOOO!! O Timão amplia o placar com um golaço; Confira