Provocador, vitorioso, com vasta trajetória no futebol e de estilo de jogo ofensivo. Essas são algumas das características de Ramón Díaz, novo técnico do Corinthians. Hoje com 64 anos, o argentino volta ao Brasil pouco mais de dois meses após deixar o Vasco. Abaixo, o ge apresenta dez fatos e curiosidades de Ramón Díaz, que assinou contrato até o fim de 2025 e tem estreia prevista no Corinthians para a próxima terça-feira, contra o Criciúma, na Neo Química Arena. Confira!
O treinador se notabilizou por diversas provocações feitas ao Boca Juniors, principal rival do River Plate, clube no qual Ramón Díaz é ídolo. Em diferentes oportunidades ele entrou na Bombonera, estádio do Boca, tampando o nariz. O gesto faz referência ao apelido pejorativo de "bostero" dado ao clube. O treinador sempre tratou de alimentar tal rivalidade em gestos e também entrevistas.
Além disso, ele passou por diversos clubes europeus, como Napoli, Avellino, Fiorentina e Inter de Milão, na Itália; Monaco, que participa do Campeonato Francês; e Yokohama Marinos, do Japão, onde se aposentou. Ele também teve trajetória na seleção argentina e disputou a Copa do Mundo de 1982.
Com dez taças, Díaz é o segundo treinador mais vitorioso da história do River Plate, atrás de Marcelo Gallardo. Ele venceu copas e campeonatos nacionais pelo clube, além de encerrar uma espera de dez anos da torcida por uma conquista da Libertadores, em 1996. Também foi com Ramón Díaz que o River conquistou o primeiro título após o retorno à primeira divisão. Na Argentina, também conquistou o Torneio Clausula pelo San Lorenzo, em 2007. Pelo Al-Hilal, da Arábia Saudita, Ramón teve duas passagens e conquistou seis títulos: Campeonato Saudita (2016/17 e 2021/22), Copa do Rei (2017 e 2022/23), Supercopa Lusai (2022) e Copa Saudita (2017).