Ramón Díaz assinou contrato, posou para fotos com a camisa do Corinthians e foi anunciado como técnico do clube até o fim de 2025. Porém, ainda há etapas a serem superadas para que o argentino comande a equipe. Nesta quarta-feira, contra o Vasco, em São Januário, o treinador interino Raphael Laruccia mais uma vez estará à frente do Corinthians, assim como foi diante de Vitória e Cruzeiro. Abaixo, o ge apresenta perguntas e respostas sobre a situação de Ramón Díaz no Corinthians: Quando estreia? O Timão pretende contar com Ramón Diaz à beira do campo na partida contra o Criciúma, terça-feira, na Neo Química Arena, às 21h (de Brasília), pela 17ª rodada do Brasileirão.
Para isso, ele precisa ser registrado na CBF e aparecer no BID (Boletim Informativo Diário). O que é preciso pra ser regularizado? Para poder ser registrado pelo Corinthians, Ramón Díaz precisa primeiro se desligar do Vasco. Embora tenha deixado o clube há mais de dois meses, ele consta no sistema da CBF como treinador do Cruz-Maltino. Por que está registrado no Vasco? O clube carioca considera que Ramón e seu filho Emiliano Díaz pediram demissão, e o treinador garante que foi demitido.
Em meio a essa divergência, nenhuma das partes pediu o desligamento na CBF. Para que deixar o Vasco no sistema da CBF, é necessária a assinatura do treinador, o que deve ser providenciado nos próximos dias. Já foi realizada a rescisão trabalhista por parte do Vasco, registrada no site do Governo. Esse processo não exige assinatura do empregado. O que ainda não foi finalizada é a rescisão federativa. Poderia ficar no banco de reservas contra o Vasco? Se cumpridas as etapas citadas acima, de rescisão federativa com o Vasco e registro pelo Corinthians, Ramón Díaz poderia já comandar a equipe.
Porém, essa possibilidade não chegou a ser aventada, até porque Ramón Díaz chegou ao Brasil na terça-feira à tarde e não conheceu o elenco alvinegro. É preciso rescindir com António Oliveira? Demitido na semana passada, o português ainda está vinculado ao Corinthians na CBF. O técnico e a diretoria do clube ainda discutem a forma de pagamento da multa rescisória dele, que custará aproximadamente R$ 1,5 milhão. Porém, diferentemente do que acontece no Campeonato Paulista, para inscrever um novo técnico no Brasileirão o clube não precisa já ter acertado o pagamento do treinador anterior.
Quem chega com Ramón Díaz? Junto com o técnico, o Corinthians contratou os auxiliares Emiliano Díaz (filho do técnico) e Juan Romanazzi, o preparador físico Diego Pereira e o analista de desempenho Damian Paz. Eles serão integrados à comissão técnica fixa do Timão, que conta com profissionais de diferentes áreas, tais como preparadores físicos, preparadores de goleiros, fisioterapeutas, analistas de desempenho, entre outros.