Cruzmaltinos tem vantagem nos duelos realizados em São Januário © Thiago Ribeiro/AGIF Rafael Paiva tem o desafio de quebrar tabu. Nesta quarta-feira (10), às 19h (horário de Brasília), um importante confronto entre cariocas e paulistas acontece em São Januário pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro . O Vasco enfrenta o Corinthians em busca da terceira vitória consecutiva, para subir cada vez mais na tabela de classificação, onde o time é o 13º colocado, com 17 pontos ganhos. Enquanto o Corinthians , por sua vez, com 12 pontos e na 17ª colocação, precisa de uma vitória para tentar sair da zona de rebaixamento e espantar a crise vivida no ambiente alvinegro.
Se a fase atual é positiva para a equipe de Rafael Paiva , o histórico recente não é nada bom para os vascaínos diante dos corintianos, mas os jogos na casa cruzmaltina equilibram as situações. Vasco tem vantagem contra Corinthians nos duelos em São Januário Nos últimos anos, a equipe cruzmaltina tem tido fortes dificuldades diante dos corintianos, emendando um tabu de 22 jogos sem vencer o Timão, em um retrospecto que dura 13 anos. Mas, mesmo assim, quando o assunto envolve partidas em São Januário , a vantagem ainda é dos cariocas.
Apesar da última vitória ter sido em 2010, no seu estádio, por 2 a 0, os vascaínos mandam em sua casa. Em todos os 30 jogos disputados entre Vasco e Corinthians na casa vascaína, foram 12 vitórias cruzmaltinas, contra 11 vitórias corintianas, além de mais 7 empates no duelo. Números que fazem os vascaínos se inspirarem e sonharem com uma vitória e a quebra da incômoda marca de não vencer há 13 anos o duelo diante da equipe paulista.