O Corinthians apresentou nesta quarta-feira Fred Luz como CEO e Pedro Silveira para o cargo de diretor financeiro. Eles concederam entrevista coletiva no CT Joaquim Grava e explicaram seus planos para tentar reestruturar as contas do clube que hoje deve mais de R$ 2 bilhões. Com renome no mercado e marcado por ter ajudado a reestruturação financeira do Flamengo entre 2013 e 2018, Fred Luz afirmou que a situação atual do Corinthians é melhor que a que ele encontrou no Rubro-Negro.
– Acredito que o Corinthians tem o potencial para liderar o futebol brasileiro, e nós vamos ter aqui um trabalho árduo neste sentido, mas estou muito animado com estas possibilidades. – A situação relativa do Corinthians em relação ao Flamengo daquela época é muito melhor, então não quer dizer que o Corinthians não tenha problemas graves para resolver, porque tem. Não tem salvador da pátria. Vamos trabalhar em conjunto, liderados pelo presidente, e com um grupo profissional muito empenhado para trabalhar em equipe. Fundamentalmente é nisso que acreditamos, sem querer ser ufanista, as possibilidades do Corinthians são reais. No começo é sofrimento – disse o CEO.
Luz admitiu que 2024 será um ano complicado para o Corinthians , mas entende que o processo de reorganização será mais curto do que o realizado no Flamengo. – O Flamengo não foi campeão de nada naquele período de seis anos, mas deixou de disputar para cair para disputar campeonato de uma forma consistente. Demorou quatro anos, aqui não precisa deste tempo todo. Este ano será duro mesmo, vamos trabalhar para que no ano que vem a gente já esteja bem melhor organizado e com mais disponibilidade no futebol para disputar o topo.
– Se comprometer um ano, dois anos, para ser realmente o top do top, por que não vou querer isso? Posso ser campeão e estar quebrado ano que vem. É uma decisão política, nem do grupo executivo do clube. Não acho que o caminho tem que ser tão longo como no Flamengo, a defasagem é menor. Vamos ter que tirar leite de pedra, e é possível, porque o futebol não é ciência exata.
Pedro Silveira revelou a sua primeira meta e o destino dos R$ 150 milhões pelo contrato de venda dos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro entre 2025 e 2029 para a Liga Forte União (LFU). – Uma coisa que deve ser feita é regularizar atrasados do time principal, isso é algo que está no plano assim que o primeiro aporte caia. Estamos esperando o primeiro agora. Mais em breve traremos uma avaliação mais precisa do que será feito. Fred Luz estará subordinado ao presidente do Corinthians e deve comandar todos os departamentos, como financeiro, marketing e administrativo.
Sobre o departamento de futebol, o novo CEO disse que não se sente capaz em interferir na tomada de decisões, apenas no direcionamento financeiro do que é possível investir ou não. – Aprendi muita coisa, vivi muita história, mas não terei o nível das pessoas que estão ali naquela atividade. Para mim temos que tomar cuidado no futebol, porque todo mundo que acha que assiste jogo diz que entende. Não é verdade. Entende de ser torcedor, de gerenciar o futebol por dentro, tomar decisões – disse Fred.
A contratação de um CEO foi recomendação da consultoria Ernst & Young, chamada pelo Corinthians no começo do ano, que fez um raio-x da situação atual do clube. A ideia sofreu resistência do presidente Augusto Melo, que cedeu e resolveu apostar na chegada do profissional. Durante a apresentação dos novos profissionais, Augusto Melo disse que ambos terão autonomia para comandarem a reestruturação financeira e administrativa que o clube necessita.