O técnico António Oliveira chega extremamente pressionado para o clássico entre Palmeiras e Corinthians, marcado para esta segunda-feira, no Allianz Parque, às 20h (de Brasília), pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro. Para superar a crise e ganhar uma sobrevida no Timão, o treinador português precisará quebrar um jejum pessoal. O comandante jamais venceu o compatriota Abel Ferreira durante sua carreira. Os lusitanos mediram forças cinco vezes em território brasileiro. Em uma delas, António comandava o Athletico-PR. Ele ainda enfrentou Abel três vezes sob o comando do Cuiabá e apenas uma à frente do Corinthians.
O retrospecto de António é bem ruim. Foram três derrotas e dois empates, sem nenhum sucesso. O último confronto entre eles ocorreu neste ano, no Derby válido pelo Campeonato Paulista que terminou empatado em 2 a 2. O clássico teve direito a expulsão e gol nos últimos minutos, marcado por Rodrigo Garro. Desta vez, António busca sua primeira vitória diante de Abel para estancar a crise dentro e fora de campo vivida pelo Corinthians.
Além dos problemas administrativos recentes, o time do Parque São Jorge está na vice-lanterna, com só nove pontos e uma vitória no Brasileirão. O português vem sendo questionado pelos maus resultados recentes da equipe, que não vence há seis partidas, e não deve resistir no cargo se o Corinthians voltar a tropeçar, desta vez para o maior rival.
Do outro lado, o Palmeiras aparece na parte de cima da tabela e mira o topo da classificação da Série A. O Verdão, de Abel Ferreira, vinha de uma longa sequência sem perder, mas viu a invencibilidade cair com o duro revés de 3 a 0 na última quarta-feira, para o Fortaleza, na Arena Castelão, e busca a reabilitação.