O Conselho Deliberativo do Corinthians fará uma reunião extraordinária para tratar do contrato de patrocínio com a casa de apostas VaideBet, que durou cinco meses, entre janeiro e junho deste ano, e vem agitando os bastidores do clube. O presidente do Conselho, Romeu Tuma Júnior, decidiu convocar o encontro para 12 de agosto. Ele entende que até lá a Comissão de Justiça do órgão já terá encerrado relatório a respeito do caso. Além de analisar o contrato entre Corinthians e VaideBet, a comissão tem ouvido pessoas envolvidas no caso. O ex-diretor jurídico, Yun Ki Lee, foi um dos que já deu sua versão sobre os fatos.
![Camisa do Corinthians no vestiário da equipe — Foto: Rodrigo Coca / Ag.Corinthians](https://s2-ge.glbimg.com/TIMRfNmkdrZ3oEE_A2dpUkL_z8s=/0x0:2268x4032/984x0/smart/filters:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2024/b/w/BvzhkxSYOwaxm1OXtPQQ/gl4cxoowyaa0tkr.jpg)
A reunião extraordinária para discutir este tema vem sendo cobrada há meses por grupos de oposição. Em maio, Romeu Tuma abriu investigação sobre o caso. Em paralelo, a Polícia Civil vem conduzindo inquérito para investigar ilegalidades no repasse do valor de comissão do contrato. A empresa Rede Social Media Design, que consta no contrato como intermediadora do acordo entre o Corinthians e a casa de apostas, recebeu R$ 1,4 milhão do Corinthians e repassou parte a uma empresa chamada chamada Neoway Soluções Integradas em Serviços Ltda, que está no nome de uma "laranja". Na última terça-feira, Alex Cassundé, dono da Rede Social Media Design, prestou depoimento à Polícia por mais de três horas.
Segundo fontes da Polícia, Cassundé afirmou ter conhecido a VaideBet por intermédio de uma pergunta feita ao Chat GPT, uma ferramenta de inteligência artificial: "dicas de como encontrar uma empresa de bet". A partir da resposta, chegou ao contato do sócio da empresa e apresentou a possibilidade de negócio com o Corinthians. O sócio da Rede Social Media Design disse que entrou como intermediário do contrato somente em janeiro, com a assinatura do compromisso, sem ter qualquer envolvimento com a operação do maior patrocínio da história do futebol brasileiro.
Enquanto lida com problemas relacionados ao seu antigo patrocinador, o Corinthians negocia com outras casas de apostas para estamparem sua marca no espaço nobre da camisa da equipe.