A recente saída de vários jogadores experientes rejuvenesceu o elenco do Corinthians. A média de idade do atual grupo de atletas é a menor desde 2014, levando em consideração os relacionados para os jogos no atual estágio da temporada. Atualmente, são apenas cinco atletas com idade superior aos 30 anos. A título de comparação, em 2023 eram nove jogadores acima dessa faixa etária. No clássico contra o São Paulo, 15 dos 24 jogadores relacionados para a partida eram formados na base. Desde então, deixaram o clube Giuliano, Fábio Santos, Gil, Renato Augusto, Cássio e Paulinho, ajudando a diminuir a média de idade do elenco. No total, foram 13 saídas entre uma temporada e outra.
A reformulação no elenco proposta pela nova gestão do clube conseguiu diminuir a média de idade de 25,2 anos em 2023 para 23,5 anos em 2024, segundo dados do Espião Estatístico. Além da saída de jogadores veteranos, a postura do Corinthians na última janela de transferências contribuiu para rejuvenescer o elenco. Das 11 contratações feitas, apenas duas delas foram de jogadores acima dos 30 anos (Gustavo Henrique e Igor Coronado) e justificadas como oportunidades do mercado, não gerando custos para a aquisição dos direitos econômicos.
A chegada de reforços no meio do ano pode aumentar ou até diminuir ainda mais a média de idade do atual elenco para a sequência da temporada. Dos cinco jogadores acima dos 30 anos, dois deles estão nos últimos meses de contrato, vencendo em dezembro de 2024. Fagner, com 35, e Romero, com 31, têm vínculo com o Corinthians até o fim do ano. A permanência ou saída de ambos ainda não foi definida pela atual diretoria. A dupla pode assinar um pré-contrato com outra equipe a partir do fim deste mês. Além de Fagner e Romero, estão acima dos 30 anos o zagueiro Gustavo Henrique, o meia Igor Coronado e o atacante Pedro Henrique. A média pode cair ainda mais com as saídas de alguns jogadores na janela do meio do ano, casos de Carlos Miguel, Fausto Vera, Raul Gustavo, entre outros.