O Corinthians se posicionou nesta sexta-feira sobre a rescisão contratual do patrocínio máster feita unilateralmente pela VaideBet. Baseada em uma cláusula anticorrupção, a casa de apostas colocou fim ao acordo que era válido até 2026 em um contrato de R$ 370 milhões. Em nota, o Corinthians lamentou o fim da parceria que possibilitou a empresa sair do "desconhecimento para a segunda colocação em apenas cinco meses". O Corinthians lamenta que o parceiro comercial tenha encerrado o maior acordo de marketing esportivo do Brasil – do qual a empresa se beneficiou a ponto de sair de uma casa de apostas desconhecida para a segunda colocação no setor em apenas cinco meses – sem que houvesse nenhuma conclusão das investigações relacionadas ao intermediário da negociação. A empresa acionou a cláusula anticorrupção para romper o vínculo.
A decisão foi tomada após abertura de investigação da Polícia Civil sobre possível repasse de parte do valor de comissão do acordo a uma empresa supostamente "laranja". Agora, o Corinthians e a casa de apostas vão tratar sobre o pagamento da multa de 10% do valor restante do contrato (o equivalente a cerca de R$ 30 milhões). Baseada em entendimento de que houve justa causa para a rescisão, a VaideBet pode se negar a indenizar o clube.
No último dia 27, a casa de apostas notificou a diretoria alvinegra de que estava sendo prejudicada pelo noticiário recente e que poderia rescindir o contrato. No documento, a companhia disse que “a vinculação do nome da VaideBet com o presente escândalo envolvendo a diretoria do Corinthians e a intermediadora tornam a presente relação contratual excessivamente onerosa para o patrocinador, na medida que vincula a marca a uma situação negativa, causando desprestigio, potencial prejuízo e risco de baixo retorno do investimento realizado na entidade desportiva”.
O escândalo ao qual a VaideBet se refere é a denúncia feita pelo "Blog do Juca Kfouri" de que a Rede Social Media Design, empresa que intermediou o contrato de patrocínio, supostamente repassou parte do valor recebido em comissão a uma empresa "laranja", chamada Neoway Soluções Integradas em Serviços Ltda. Ela estaria em nome de Edna Oliveira dos Santos, uma mulher residente na cidade de Peruíbe, litoral Sul de São Paulo, que nem sequer saberia da existência da mesma. A Rede Social Media Desing é ligada a um ex-funcionário da campanha do presidente Augusto Melo.
O Sport Club Corinthians Paulista informa a descontinuidade do contrato de patrocínio máster com a VaideBet. Em decorrência das instabilidades recentes, provocadas por acusações que seguem em investigação, a empresa preferiu rescindir o acordo que havia firmado com o clube até o fim de 2026. Vale ressaltar que o Corinthians é o maior interessado em resolver a questão citada. Por isso, não está medindo esforços para que os fatos sejam elucidados, seja por meios próprios, por terceiros ou na colaboração junto às autoridades.