O torcedor corintiano saiu decepcionado da Neo Química Arena na noite do último sábado. Em compromisso válido pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro , o Corinthians foi derrotado pelo Botafogo, dentro de seus domínios, por 1 a 0. Júnior Santos marcou o único gol da partida. O Timão vive um momento difícil nesta edição do torneio nacional. A equipe abre a zona de rebaixamento, com apenas cinco pontos conquistados. Além disso, outro aspecto negativo também vem assombrando o time: a falta de efetividade no ataque. Nesta edição do Brasileirão, o Corinthians não conseguiu balançar as redes em seis dos sete jogos que disputou. A única partida em que o Alvinegro conseguiu furar a defesa adversária foi na quarta rodada da competição, quando venceu o Fluminense por 3 a 0, na Neo Química Arena, com show do garoto Wesley. Naquela ocasião, Wesley abriu o placar com um golaço de fora da área. Depois, já nos acréscimos do primeiro tempo, o jovem driblou a zaga do Tricolor carioca e marcou uma pintura na casa alvinegra. Por fim, o zagueiro Cacá fechou o placar em 3 a 0 para o Timão logo no início da segunda etapa. No entanto, nos demais jogos que disputou pelo Brasileiro, o Corinthians tem sofrido para ir às redes - não só pela falta de efetividade dos atacantes, mas também pela dificuldade em criar jogadas quando seus jogadores mais criativos não vivem um dia inspirado.
Na noite do último sábado, contra o Botafogo, por exemplo, o Alvinegro perdeu muito de sua capacidade criadora pois Wesley não fez uma grande partida. Garro e Coronado até tentaram, mas deixaram Yuri Alberto na cara do gol pouquíssimas vezes. O time teve suas chances, sendo a mais clara com Romero no segundo tempo, porém não foi capaz de converter nenhuma delas. De acordo com dados da plataforma Sofascore, nos sete jogos que fez até aqui, o Corinthians criou 12 grandes chances de gol, mas desperdiçou dez delas. O elenco precisa de, em média, 36,6 finalizações para marcar um gol na competição nacional - número que chama a atenção.
O Alvinegro não balançou as redes na primeira rodada, contra o Atlético-MG. Em seguida, passou em branco contra o Juventude. Depois, não saiu do zero contra o Red Bull Bragantino, mas enfim conseguiu marcar diante do Fluminense. Em seguida, veio o duelo contra o Fortaleza - talvez o que mais represente a tônica do Corinthians na competição até o momento. Na partida contra o Leão do Pici, o Corinthians teve 18 finalizações, sendo nove delas em direção ao gol. O Timão, contudo, empatou sem gols com o adversário graças ao desperdício de chances, além de ter visto o rival contar com uma noite inspirada do goleiro João Ricardo. Após isso, nos duelos contra Flamengo e Botafogo, o time do Parque São Jorge decepcionou novamente e passou em branco. Neste momento, o Corinthians possui o segundo pior ataque da competição, com três gols marcados - fica atrás apenas do Cuiabá, que não foi às redes nenhuma vez, mas tem dois jogos a menos. Mas o técnico António Oliveira terá tempo para trabalhar essa falta de assertividade do Timão.
Com a pausa para a data Fifa, o elenco alvinegro terá oito dias de descanso e preparação para o seu próximo compromisso na atual temporada, que será contra o Atlético-GO. Buscando a reabilitação no Brasileirão, o Corinthians retorna aos gramados no dia 11 de junho para encarar o Dragão. A bola rola às 19h (de Brasília), no Antônio Accioly, pela oitava rodada da Série A.