A vitória do Corinthians diante do Racing-URU, na última terça-feira, pela Copa Sul-Americana, marcou a despedida de Paulinho. Antes da bola rolar, o volante fez um discurso emocionante no vestiário da Neo Química Arena. O momento foi divulgado pela Corinthians TV, canal oficial do clube no YouTube, que publicou os bastidores do jogo na noite da última quarta-feira. "Eu tenho certeza que vamos fazer um bom jogo. O maior prêmio que vocês podem me dar é correr pra c... lá dentro. Não deixem de correr. Vocês estão vendo que tudo passa, e passa rápido. Se entreguem, se doem, porque esse manto aqui é f..., hein", disse Paulinho. "Todos que estão aqui têm personalidade, capacidade e atitude para jogar aqui. Não se esqueçam, o maior prêmio de vocês hoje é se entregando, não deixem para depois. Tenho certeza que vamos ganhar o jogo", discursou.
Dentro de campo, o Corinthians sobrou e venceu o Racing-URU por 3 a 0, com gols de Rodrigo Garro, Yuri Alberto e Igor Coronado. Com o resultado, o clube garantiu a liderança do Grupo F e, consequentemente, a classificação direta às oitavas de final da competição. Paulinho começou a partida no banco de reservas e só foi a campo no segundo tempo. Ao apito final, o atleta recebeu aplausos da torcida e foi festejado por todo o elenco e comissão técnica.
Com lágrimas nos olhos, o veterano deu uma volta olímpica no estádio e foi para os braços da Fiel. Com contrato apenas até junho, Paulinho vinha negociando uma renovação contratual pelo menos até o final do ano. Entretanto, o jogador não chegou a um acordo com a diretoria alvinegra. Vindo de duas lesões graves no ligamento do joelho, Paulinho retornava aos poucos no Corinthians. O atleta era visto como uma referência no vestiário e, dentro de campo, capaz de exercer diferentes funções.
Entretanto, embora tenha recebido oportunidades do técnico António Oliveira, o volante não vinha rendendo dentro dos gramados. Nesta temporada, foram apenas 11 aparições, sem gols ou assistências. Ídolo do Corinthians, Paulinho conquistou quatro troféus pelo Timão: Brasileiro de 2011, a Libertadores e o Mundial de 2012, além da Recopa Sul-Americana de 2013. Somada a segunda passagem, foram 219 jogos e 40 gols pelo clube do Parque São Jorge.