Através de suas redes sociais, o Equador anunciou os 26 jogadores convocados para a disputa da Copa América, que começa em junho. Para o futebol brasileiro, o destaque da lista foi a não convocação de Arboleda, zagueiro do São Paulo .
Félix Torres e Enner Valencia, de Corinthians e Internacional respectivamente, foram chamados. ?? Junto a @PilsenerEcuador queremos presentar a los jugadores que representarán a todo un país en la CONMEBOL @CopaAmerica #VamosLaTri ???? || #PaArribaLaPrimera ?? pic.twitter.com/LGIUbMGRFv — La Tri ???? (@LaTri) May 30, 2024
Nos amistosos da última data Fifa, Arboleda foi flagrado em uma boate junto com os jogadores Gonzalo Plata e Kendry Páez, este último é considerado a maior promessa do futebol equatoriano. Ao tomar conhecimento do ocorrido, a Federação Equatoriana de Futebol se pronunciou, dizendo que “foram divulgadas imagens de acontecimentos contrários aos valores e princípios que defendemos e promovemos enquanto instituição, que serão analisados para futuras convocações”.
Dos três atletas envolvidos, apenas Kendry Páez foi convocado para o torneio.
Por outro lado, Félix Torres, do Corinthians, Enner Valencia. do Internacional. e Alan Franco, do Atlético-MG, foram convocados.
Com isso, estes jogadores desfalcarão os clubes brasileiros enquanto o Equador estiver disputando o torneio. O Campeonato Brasileiro não será paralisado durante a Copa América.
O Equador está no Grupo B da Copa América, com Jamaica, México e Venezuela. A estreia dos equatorianos será no dia 22 de junho, contra os venezuelanos, no Levi’s Stadium, em Santa Clara.