16/5/2024 14:32

Corinthians pode perder patrocinadores em caso de recuperação judicial.

Corinthians pode perder patrocinadores em caso de recuperação judicial.

Augusto Melo, presidente do Corinthians, durante entrevista de anúncio do patrocínio da VaideBet, em janeiro deste ano

Augusto Melo, presidente do Corinthians, durante entrevista de anúncio do patrocínio da VaideBet, em janeiro deste ano
Imagem: Renan Liskai/UOL

A possibilidade de o Corinthians solicitar uma Recuperação Judicial (RJ) para alcançar estabilidade e fôlego financeiro é uma das sugestões listadas pela Ernst & Young no relatório entregue pela empresa ao clube na última semana. A multinacional foi contratada para realizar uma consultoria e o desenho de um planejamento estratégico com objetivo final de encontrar soluções para a dívida bruta do Timão.

A partir da entrega do relatório da E&Y, o tema sobre a recuperação judicial passou a ser um dos mais discutidos dentro do Parque São Jorge pelas alas políticas do clube. Cabe destacar, então, que na eventualidade de o Corinthians solicitar a RJ, automaticamente, o clube daria por rescindido o contrato com a VaideBet, que representa o maior acordo de patrocínio do país, com a previsão de R$ 370 milhões a serem injetados no caixa corintiano até o fim de 2026.

O contrato, ao qual a reportagem teve acesso, prevê a rescisão imediata no caso de qualquer uma das partes entrar com pedido de recuperação judicial. Essa hipotética ruptura aconteceria sem pagamento de multa pela VaideBet.

Pelo contrário, o Corinthians ainda correria o risco de ter de arcar com a multa de 10% do valor a ser cumprido do contrato. Isso porque há uma cláusula nele que determina este pagamento pela "parte que der causa à rescisão" e, conforme o texto do acordo, solicitar RJ é uma das causas para rescisão. Aliás, rompimento automático de vínculo em caso de solicitação de recuperação judicial é uma cláusula bilateral, inserida nos últimos anos, a pedido do Corinthians, em todos os contratos com patrocinadores e parceiros a fim de proteger o clube.

Isso significa que, desta maneira, o Timão sempre terá a segurança de se desvincular de uma empresa, caso a mesma peça RJ. Por outro lado, o Corinthians, se for o protagonista da RJ, perderia não só a VaideBet. O clube, provavelmente, ficaria sem nenhuma receita de patrocínio.

Augusto Melo, presidente do Corinthians, durante entrevista de anúncio do patrocínio da VaideBet, em janeiro deste ano
Imagem: Renan Liskai/UOL

O que diz o clube? Entre membros do atual departamento financeiro corintiano, houve um incômodo com o vazamento antecipado da possibilidade aventada no relatório da Ernst & Young. O estudo sobre recuperação judicial no clube nunca fora algo descartado pelos gestores que lá estão, porém, a reportagem apurou que, neste momento, a chance de o Corinthians seguir no caminho de uma RJ é ínfima.

A reportagem, ainda assim, procurou o clube para tratar sobre o assunto em busca de uma manifestação de Rozallah Santoro, homem que comanda o departamento financeiro, mas o Corinthians optou por não se pronunciar até a apresentação oficial dos resultados da consultoria.

O que diz a última gestão? Wesley Melo, que ocupou o cargo de Rozallah durante a gestão de Duílio Monteiro Alves, falou sobre o tema em texto enviado à Gazeta. "No início da gestão Duílio, ouvimos muita essa proposta de RJ. E fomos (e ainda somos), categoricamente, contra! Já falei isto também em reuniões do Conselho Deliberativo".



VEJA TAMBÉM
- PODE CHEGAR! Corinthians observa possível reforço na Série B do Campeonato Brasileiro
- VAI RECEBER? Timão notifica casa de apostas por dívida milionária
- NO LIMITE! Treinador corinthiano chega pressionado para rodada do Campeonato Brasileiro









525 visitas - Fonte: -

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

publicidade

Brasileiro

Dom - 16:00 - Ligga Arena -
X
Atletico Paranaense
Corinthians

Brasileiro

Qua - 21:30 - Orlando Scarpelli
1 X 0
Internacional
Corinthians
publicidade
publicidade
publicidade