A fase de grupos da Copa Sul-Americana chega à quinta rodada com dois times brasileiros com chances de classificação antecipada para o mata-mata: Athletico e Fortaleza garantem a primeira posição de seus grupos em caso de vitória. Por outro lado, Cuiabá, Bragantino, Cruzeiro e Corinthians seguem vivos, mas em situações menos confortáveis ( confira o panorama de cada grupo abaixo ). Na Sul-Americana, apenas o líder da chave garante vaga nas oitavas de final do torneio — quem ficar em segundo disputa fase preliminar contra os terceiros colocados da Libertadores.
No Grupo A, o Always Ready lidera a chave com 10 pontos somados, um a mais em relação ao Independiente Medellín. O time boliviano garante a classificação às oitavas de final em caso de vitória, desde que os colombianos sejam derrotados pelo Defensa y Justicia. Se o Always Ready confirmar a liderança nesta rodada, Independiente Medellín e Defensa vão disputar a segunda posição na última partida.
No Grupo B, a Universidad de Quito lidera o grupo do Cruzeiro com 10 pontos e depende apenas de si para garantir vaga nas oitavas nesta rodada: basta vencer o Alianza Petrolera. Para seguir sonhando com vaga direta nas oitavas, a Raposa precisa vencer o Unión La Calera no Mineirão e contar com tropeço do time equatoriano. Neste caso, a definição do líder fica para a rodada final.
Com jogos adiados por conta da enchente, o Internacional é o terceiro colocado com cinco pontos somados, mas ostenta o melhor aproveitamento e depende apenas de si para ficar com a primeira posição. O Colorado visita o Real Tomayapo, no Peru, e fecha a chave contra Delfín e Belgrano, como mandante. No momento, o time argentino lidera o grupo com seis pontos.