Foto: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians - Legenda: Corinthians engrossa caldo de bets na elite brasileira / Jogada10 As bets, como as empresas de apostas esportivas são popularmente chamadas no Brasil, já são as responsáveis por três em cada dez patrocínios na elite do futebol mundial. No futebol brasileiro, sobretudo na Série A, depois do acerto do Vasco com a Betfair, esse número subiu para oito em cada dez. Essas são algumas das conclusões do levantamento inédito do "Bolavip Brasil", sobre a presença da indústria de apostas online no futebol.
Metodologia: Foram levantados os patrocínios principais de 234 times de primeira divisão, de 12 países diferentes: Alemanha, Argentina, Bélgica, Brasil, Espanha, França, Holanda, Inglaterra, Itália, México, Portugal e Turquia. Em seguida, os patrocínios foram categorizados por segmentos: apostas online, instituições financeiras (bancos, casas de crédito e semelhantes), companhias aéreas, montadoras de automóveis, empresas de tecnologia, empresas de telecomunicações, empresas de energia (combustíveis e eletricidade), empresas de entretenimento, empresas de alimentos, patrocínios institucionais e outros.
Resultados globais - Três de cada dez patrocinadores principais no futebol mundial são de empresas de apostas online. No total, 64 patrocínios diferentes de bets.- O segundo segmento mais presente nas camisas dos times é o de instituições financeiras, com 35 patrocínios.- Em terceiro lugar, aparecem as empresas de telecomunicações, com 11 patrocínios diferentes.- Com 74 patrocínios, o campo "Outros" contempla indústrias químicas, da construção civil, indústrias de equipamentos, de serviços e empresas do setor varejista.- Apenas dois clubes dos 234 analisados no levantamento não possuem patrocínio principal na camisa: Sevilla, da Espanha, e Lazio, da Itália.