Em momento turbulento dentro e fora de campo, o Corinthians enfrenta o Fluminense neste domingo, às 16h (de Brasília), buscando amenizar os inúmeros problemas que rondam elenco e diretoria. Ainda sem vencer e marcar gols no Brasileirão, o Corinthians tenta a primeira vitória para evitar uma crise ainda maior com a possibilidade de encerrar a rodada na lanterna. O Timão abre a rodada na antepenúltima colocação, com apenas um ponto em três rodadas. A luta contra o rebaixamento até as rodadas finais no Brasileirão do ano passado potencializam o mau início do clube no campeonato deste ano.
Além disso, a eliminação ainda na primeira fase do Paulistão colocam em dúvida a reformulação do elenco proposta pela atual diretoria. Com folha salarial na casa dos R$ 21 milhões e ouros R$ 130 milhões investidos em contratações, o Corinthians ainda busca um time considerado titular. Neste domingo, por exemplo, Antônio Oliveira deve seguir fazendo testes e mudanças. Carlos Miguel, Breno Bidon e Matheus Bidu devem ganhar chance entre os titulares. Os dois últimos por opção técnica, enquanto a mudança no gol tem relação direta pelo desabafo de Cássio em entrevista depois da derrota para o Argentinos Juniors , no meio de semana, pela Copa Sul-Americana.
A pressão psicológica em torno do elenco aumentou ainda mais pela presença de algumas torcidas organizadas do Corinthians no treino de sexta-feira , no CT Joaquim Grava. Uma reunião entre torcedores, membros da diretoria, o técnico Antônio Oliveira e liderança do elenco deu o tom do momento vivido pelo clube. Na quinta, líderes de organizadas já tinham se reunido no Parque São Jorge com o presidente Augusto Melo e o superintendente de marketing, Sérgio Moura, para pedir esclarecimentos sobre a administração alvinegra.
Fora de campo, o Corinthians vive uma crise política por conta de divergências entre o diretor Rubens Gomes, o presidente Augusto Melo e Romeu Tuma Jr, presidente do Conselho Deliberativo. Havia uma promessa de mudanças nesta semana , o que não acabou acontecendo. Nesta segunda, o Conselho Deliberativo irá votar contas do clube referente ao balanço se 2023, aumentando ainda mais a tensão nos bastidores.