Foi divulgada uma pesquisa realizada pelo Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) que aponta as chances de rebaixamento e os possíveis campeões do Campeonato Brasileiro. Logo de início, chama atenção o alto risco de rebaixamento do Corinthians, que está com 43% de chances de cair para a Série B. Além disso, a probabilidade do time se classificar para a Copa Sul-Americana é de 21,5%, para a Copa Libertadores é de 2,7% e para ser campeão brasileiro é de apenas 0,001%.
O estudo também revela que, entre os times considerados grandes do futebol brasileiro, o Corinthians é o que mais corre risco de queda, de acordo com a análise feita pela UFMG. Já em relação às chances de título, o Flamengo se destaca, com 70% de probabilidade de conquistar a taça do futebol nacional. O Palmeiras e o Atlético-MG aparecem logo em seguida, com 11,2% e 5,9% de chance, respectivamente. O Internacional também é apontado como um dos favoritos, com 4,2% de probabilidade de título.
Vale ressaltar que, para as contas, não são analisados apenas os resultados do momento no Brasileirão, mas também o desempenho de cada clube até o momento na temporada. As probabilidades de título, classificação, rebaixamento, etc., são obtidas com base nas probabilidades de vitória, empate e derrota calculadas para cada um dos jogos ainda não realizados do campeonato em questão, de acordo com o Departamento de Matemática da UFMG.