Augusto Melo completa nesta quarta-feira 100 dias à frente do Corinthians. Na presidência desde 2 de janeiro, Augusto promoveu uma ampla reformulação no elenco de futebol profissional masculino, com a saída de nomes de peso, como Gil, Giuliano e Renato Augusto, e a chegada de 11 jogadores. Também houve polêmicas, como as idas e vindas na contratação de Matheus França, a tentativa frustrada de ter o técnico Marcio Zanardi, e a novela envolvendo a possível chegada de Gabigol. A gestão do presidente, porém, entende que já entregou resultados consistentes em pouco mais de três meses de trabalho, apesar de problemas encontrados e dificuldades naturais de uma transição entre grupos políticos. Em meio à tomada de decisões importantes, os novos diretores tiveram que se familiarizar com processos e pessoas.
– Eu mais acertei, pode ter certeza. Trabalhando 24 horas por dia, viajando na madrugada em jato particular para tentar grandes parceiros. Não tenho vida social, família, é tudo pelo Corinthians. Só temos acertos, pagamos por algumas coisas que não fomos nós, mas eu sou o presidente e tenho que assumir. Estamos corrigindo, se a coisa não foi boa vamos corrigir, mas tenha certeza que a coisa vai ficar boa – declarou Augusto, na última terça.
Balanço dos 100 dias Dentre as realizações e promessas de campanha cumpridas, Augusto Melo e seus aliados destacam: contrato de patrocínio máster de R$ 370 milhões com a VaideBet; quitação dos direitos de imagem atrasados com atletas do atual elenco; contratação de um diretor executivo de futebol (Fabinho Soldado); transparência dos valores pagos em contratações de jogadores; derrubada de muro entre CTs da base e do profissional, gerando maior integração; O clube também vem realizando ações sociais, anunciou na última semana parceria com a ONG "Gerando Falcões" e promete maior atuação nessa área: – Os patrocinadores e parceiros veem que não estão patrocinando só um time de futebol, mas sim causas que trazem alegrias para as pessoas – diz Sérgio Moura.
Por falar em patrocínios, o clube tem quatro espaços vagos no uniforme atualmente: barra fontal, barra traseira, ombros e a parte de trás do calção. – Meu sonho é ter a camisa limpa, e um dia a gente vai realizá-lo. Mas agora o Corinthians precisa de dinheiro a curto prazo, e a melhor forma de captar é com patrocínios. A gente tem duas propriedades que estão muito próximas de serem fechadas com uma mesma empresa. E as outras duas estamos negociando – afirma o superintendente de marketing.
Dentre as promessas de Augusto que ainda não foram cumpridas estão: ampliar a capacidade da Neo Química Arena; vender os naming rights do CT da base; construir o alojamento da base. Após um início repleto de polêmicas e confusões, o presidente corintiano tem adotado postura mais comedida e vem dando menos entrevistas. Em seus 100 primeiros dias, ele já comemorou dois títulos: a Copa São Paulo de Futebol Júnior e a Supercopa do Brasil Feminina.