10/4/2024 04:24

Fla Quase Participou de Torneio da Paz na Palestina com Israel e Corinthians.

Torneio da Paz: Flamengo e Corinthians quase jogaram no Oriente Médio em 2009 em parceria com Israel e Palestina.

Fla Quase Participou de Torneio da Paz na Palestina com Israel e Corinthians.

O Flamengo enfrenta hoje (10), 21h30, no Maracanã, pela Libertadores, o Palestino, clube chileno fundado por imigrantes em homenagem à causa palestina. E o que muitos não lembram é que em 2009, por muito pouco, o Rubro-Negro não atuou no próprio território do Oriente Médio, num movimento em conjunto com o Corinthians para promover o "Torneio da Paz", que teria a participação de Israel. O que aconteceu Um ano antes, Palestina e Israel viviam um cessar-fogo. Foi então que Itamaraty, Corinthians e Flamengo passaram a construir o projeto. O jogo chegou a ser marcado para 15 de setembro de 2009, mas acabou não acontecendo porque não se conseguiu viabilizar a logística Pedro Trengrouse, então assessor da presidência do Flamengo Classificação e jogos Libertadores Luis Paulo Rosenberg, ex-diretor de marketing corintiano, lembra que se reuniu com os embaixadores de Israel e Palestina em Brasília.

Créditos da imagem

Inicialmente, seria um jogo único, entre os clubes brasileiros, no estádio Al-Husseini, em Al-Ram. Porém, com o interesse posterior de Israel, ficou definido que o Corinthians, de Ronaldo Fenômeno, enfrentaria a seleção israelense, e o Flamengo, de Adriano Imperador, a seleção palestina. Corinthians e Flamengo trabalhavam muito sincronizados. Queríamos fazer um gesto de solidariedade internacional. Faríamos um jogo entre Corinthians e Israel, em território israelense, e Flamengo e Palestina, em território palestino. Os vencedores disputariam o troféu Paz no Oriente Rosenberg.

Israel e Palestina, porém, teriam apresentado como condição não se enfrentarem. Algo que o dirigente tratou de amenizar citando as diferenças futebolísticas entre os times. "Os dois lados acharam a ideia muito boa, mas queriam ter a certeza de que não iriam se enfrentar. Mas aí dissemos que a chance da Palestina ganhar do Flamengo, e Israel ganhar do Corinthians era perto de zero, então disse para ficarem sossegados", brincou Rosenberg.

A inspiração do projeto foi o amistoso do Brasil contra a seleção haitiana, no Haiti, em 2004. O fato chegou a ser noticiado no site oficial do Flamengo, com depoimento da então coordenadora geral de intercâmbio e cooperação Esportiva do Itamaraty, Vera Cíntia Álvarez, ainda quando a ideia era o amistoso único. Cancelamento teve mais de uma justificativa Os dirigentes só divergem nos motivos do cancelamento do torneio. Pedro Trengrouse, por exemplo, diz que a logística complicada da viagem foi determinante para que a competição amistosa não ocorresse.

Rosenberg, porém, cita confrontos entre Israel e Palestina como o principal problema. Segundo o noticiário da época, o cessar-fogo terminou em dezembro de 2008 com mísseis lançados e ataques aéreos. E se intensificou em janeiro de 2009 com batalhas terrestres.



VEJA TAMBÉM
- Ex de Jô ironiza situação de jogador preso por falta de pensão
- Provável escalação do Corinthians para enfrentar o Nacional-PAR no jogo decisivo.
- Nacional-PAR x Corinthians: Onde assistir ao jogo da Sul-Americana









336 visitas - Fonte: -

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

  • publicidade
  • publicidade

    Sudamericana

    Ter - 19:00 - ueno Defensores del Chaco -
    X
    Nacional Asuncion
    Corinthians

    Brasileiro

    Sáb - 21:00 - Neo Química Arena
    0 X 0
    Corinthians
    Fortaleza EC
    publicidade
    publicidade
    publicidade
    publicidade