Gustavo Gómez, capitão do Palmeiras, levanta a taça de campeão paulista 2024. A previsão do diretor de futebol do Corinthians, Rubão Gomes, não vingou. Se ele projetou o "fim da farra" de Palmeiras e Flamengo, a realidade dos estaduais mostrou exatamente o contrário. O que aconteceu Palmeiras e Flamengo foram campeões do Paulistão e do Carioca, respectivamente. No caso rubro-negro, o título ainda foi invicto, sem que o time principal sofresse qualquer gol. O Palmeiras virou a final do Paulista no jogo de volta: fez 2 a 0, após perder na ida para o Santos por 1 a 0.
A declaração de Rubão foi dada à Rádio Bandeirantes ainda em dezembro do ano passado: "Acabou a farra de Palmeiras, Flamengo, nós vamos brigar com eles de igual para igual. Pode ter certeza". A fala do dirigente corintiano envolvia a briga por títulos e os planos para o mercado, citando ainda o técnico Mano Menezes. O Corinthians foi eliminado na primeira fase do estadual e Mano foi demitido durante a má campanha. Com algumas exceções, Palmeiras e Flamengo têm dominado os principais títulos nos últimos anos, mesclando resultados esportivos e desempenho financeiro. O Corinthians, por sua vez, ganhou um título nacional pela última vez em 2017 (campeão brasileiro). No Paulistão, foi em 2019.
Há alguma perspectiva do "fim da farra" de Palmeiras e Flamengo? É essa a pergunta que alguns colunistas do UOL responderam. Sinto muito dizer para a maioria dos clubes brasileiros que Flamengo e Palmeiras ainda dominarão o Brasil e o continente por muito tempo. Vez ou outra, um time diferente deles ganha. Mas a maioria das vezes, os títulos serão divididos entre rubro-negros e alviverdes. A farra não acabará tão cedo. Casagrande Nada indica o 'fim da farra' de Flamengo e Palmeiras neste momento. Pelo contrário. O desempenho nos Estaduais renova a força de ambos. O que vejo hoje é o Atlético-MG como time com mais potencial para evoluir e incomodar a dupla . Mauro Cezar Pereira Essa perspectiva existe. No Mundial de Clubes da Fifa . Juca Kfouri Nada, até porque o domínio de Flamengo e Palmeiras é fruto de um poderio financeiro que leva tempo, planejamento e disciplina para conquistar. Alicia Klein Palmeiras e Flamengo podem não ganhar todas, mas estarão sempre na disputa de tudo o que entrarem. Os dois, cada um na sua proporção, se tornaram times sustentáveis financeiramente e deveriam ser exemplos, coisa que o Corinthians não segue nem de perto. Claro que todo ano pode surgir uma surpresa, mas há uma certeza: entre os melhores de todos os campeonatos, sempre estarão Flamengo e Palmeiras . Danilo Lavieri