A permanência no Corinthians, confirmada nesta terça-feira, foi uma decisão pessoal de Maycon. Aos 26 anos, o volante deseja se desvincular do contrato com o Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, mas não enxergou na proposta apresentada pelo Flamengo a melhor opção neste momento. Maycon tinha na mesa uma oferta de quatro anos de contrato do Flamengo, que compraria os direitos econômicos do jogador que pertencem ao Shakhtar. Ele era um pedido do técnico Tite para reforçar o meio de campo diante de um calendário intenso. O volante está emprestado ao Corinthians até o fim de 2024, mas pertence ao time ucraniano até o fim de 2026. A decisão de Maycon teve três frentes distintas: profissional, financeira e pessoal. A partir disso, o jogador optou por seguir no Corinthians e cumprir seu contrato de empréstimo. A recusa à proposta do Flamengo se deu por uma análise do cenário que o jogador encontraria no Rio de Janeiro e o vivido atualmente no Corinthians.
Em boa fase neste momento, Maycon acredita que pode ter uma temporada de alto rendimento e bons resultados pelo Timão. No time carioca, o volante entendia que precisaria de tempo para poder conquistar espaço. Na conversa que teve com o Corinthians, Maycon recebeu a promessa da quitação de uma dívida milionária do clube com ele. São 11 meses de direitos de imagem atrasados, algo que poderia ser usado pelo jogador para obter uma liberação do contrato para procurar outra equipe. No entanto, a ligação de carinho com o Corinthians e o entendimento da atual situação financeira vivida internamente fizeram Maycon procurar por um acerto amigável com o clube, sem o pensamento de ingressar na Justiça.
O último ponto que fez Maycon ficar foi a questão familiar. Completamente adaptado a São Paulo, o jogador atendeu a um pedido da esposa e dos filhos de evitar uma mudança de cidade neste momento. Revelado pelo Corinthians, Maycon está emprestado pelo time da Ucrânia desde 2022, ano em que sofreu seguidas lesões e não recebeu propostas de outros mercados. Assim, teve empréstimo renovado por mais uma temporada. Para obter a liberação, o Timão pagou 500 mil euros, cerca de R$ 2,8 milhões na cotação da época. Em 2023, foram 57 partidas e três gols. Nesta temporada, após um início turbulento, Maycon tem recuperado o bom futebol e feito boas partidas. Foram 11 no total, com dois gols e duas assistências.