3/3/2024 04:25

Evolução do Corinthians minimiza consequências da queda no Paulista

Corinthians sob comando de António Oliveira mostra evolução, mas não consegue evitar eliminação no Paulistão.

Evolução do Corinthians minimiza consequências da queda no Paulista

O Corinthians estar fora da fase de mata-mata do Campeonato Paulista soa como absurdo. Porém, dois Corinthians estiveram em campo na atual edição do estadual. A versão de António Oliveira, de nítida evolução, é capaz de amenizar uma situação constrangedora para o maior vencedor da competição na história, que se despede do torneio com uma rodada de antecipação. O crescimento do Corinthians sob o comando do português reflete nos resultados. São quatro vitórias nos últimos seis compromissos pela temporada, três desses resultados ocorreram no Paulistão. O fardo carregado pelo início de competição, contudo, era pesado demais e não permitia qualquer derrapada nesta reta final. Nem a vitória por 3 a 2 conquistada no fim contra o Santo André, neste sábado, na Neo Química Arena, teve capacidade de corrigir uma rota destinada à queda precoce no estadual.

Time cresceu e obteve resultados com António Oliveira, mas não foi o suficiente — Foto: Marcos Ribolli
Créditos: Marcos Ribolli

Foram cinco derrotas consecutivas, quatro delas com Mano Menezes, e a briga contra o rebaixamento como realidade. Para avançar, era o Corinthians do erro quase zero e da sorte. A derrapada contra a Ponte Preta, na semana passada, sacramentou um cenário visto como provável nas últimas semanas. Nem o próprio António Oliveira discursou sobre classificação em algum momento. A comissão técnica se mostrou ciente de como a missão de ir ao mata-mata dependeria de muitos fatores, inclusive aqueles fora do alcance do trabalho. – Sempre disse que faremos as contas no fim. Desde que assumi já estávamos em contratempo. Nunca, entre nós próprios, falamos isso. Fazemos a nossa parte e a fizemos bem. Foi uma vitória do grupo que acreditou, que não desistiu. No fim, faremos as contas – disse António Oliveira no sábado, antes de a Inter de Limeira vencer o Ituano e eliminar o Timão.

A matemática jogava até às 21h50, quando a vitória da Inter de Limeira era confirmada diante do Ituano. A desvantagem de quatro pontos tornou impossível a classificação do Corinthians na última rodada. Poder de reação Sob o comando do treinador português se vê uma equipe com poder de reação importante, o que afasta uma imagem apática dos últimos anos de um Timão fora do grupo dos protagonistas de competições como o Brasileirão. Contra o Palmeiras, Garro acertou falta nos instantes finais para decretar empate por 2 a 2. Diante do Santo André, no último sábado, Pedro Raul decidiu de cabeça e deu os três pontos em circunstâncias desfavoráveis.

Pedro Raul comemora gol da vitória do Corinthians sobre o Santo André — Foto: Ettore Chiereguini/AGIF
Créditos: Ettore Chiereguini/AGIF

Instantes antes da vibração de mais de 43 mil em Itaquera, o elenco ainda absorvia o gol de empate momentâneo sofrido minutos antes nos acréscimos. Aliás, o sofrimento deste sábado pode ser considerado desnecessário diante do que se desenhava em campo na Neo Química Arena, especialmente no primeiro tempo. Na segunda etapa, após um início ruim, o Corinthians parecia ter o jogo controlado, mas só parecia. Dois vacilos, dois gols do Santo André, e uma mudança de clima total nas cadeiras do estádio. Deve-se, contudo, elogiar a postura do Corinthians nos minutos finais. O senso de urgência não se chocou com a paciência para rodar a bola e encontrar o espaço necessário para o gol. Gustavo Mosquito evitou a jogada individual e achou Raniele, que encontrou Fagner com espaço para olhar e cruzar na cabeça de Pedro Raul. Gol de um time que se mostra resiliente com António Oliveira.

A resiliência, contudo, não foi suficiente para a passagem de fase. Resta um compromisso e uma nova "pré-temporada" para o Corinthians evitar novos momentos de sufoco durante a temporada. Agora a seta mira o Brasileirão.



VEJA TAMBÉM
- Reserva do Corinthians, Carlos Miguel é sondado por clubes do Brasil e da Europa
- Timão escalado para o jogo contra o Juventude
- Corinthians e Atlético-MG empatam na estreia do Brasileirão









498 visitas - Fonte: -

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

  • publicidade
  • publicidade
    publicidade

    Brasileiro

    Dom - 16:00 - Neo Química Arena -
    X
    Corinthians
    Atletico-MG

    Sudamericana

    Ter - 19:00 - Neo Química Arena
    4 X 0
    Corinthians
    Nacional Asuncion
    publicidade
    publicidade
    publicidade