A reta final da primeira fase dos grandes estaduais está pegando fogo e tem clube gigante sofrendo para avançar. Corinthians e Botafogo são as equipes que estão mais na berlinda, enquanto seus rivais seguem na boa. Com a vitória da Inter de Limeira sobre o Ituano, neste sábado, 2, o Corinthians acabou eliminado do Paulistão já que não tem mais chances matemáticas de se classificar para o mata-mata. Além de uma boa quantia que o torneio poderia proporcionar, o Timão corre risco de ficar de fora da Copa do Brasil 2025.
A Federação Paulista de Futebol (FPF) dá ao campeão do Paulistão uma premiação de R$ 5 milhões. O vice-campeão ficará com R$ 1,65 milhões de premiação. Além disso, o Alvinegro não terá até três partidas que ainda poderiam ser realizadas na Neo Química Arena, que poderia render uma boa arrecadação em bilheteria.
Assim como o Santos ficou de fora da principal competição de mata-mata nacional, o Corinthians corre risco de não participar da Copa do Brasil no ano que vem. A mudança no regulamento da Copa do Brasil aumentou a importância dos campeonatos estaduais, que se tornaram a principal via de classificação.