O Corinthians entra em campo neste sábado, às 16h (de Brasília), para encarar o Santo André com o simples objetivo de sobreviver na disputa do Campeonato Paulista. Somente a vitória interessa para a possibilidade seguir, em uma partida que deve apresentar uma novidade para o torcedor: o meia Igor Coronado. Último reforço apresentado, o meia treinou sem limitações nesta semana e está relacionado para o confronto deste sábado. A tendência é de que Coronado comece no banco de reservas e ganhe os primeiros minutos diante da torcida na Neo Química Arena. A estreia de Igor Coronado é atração em contrapartida à iminente saída de Matías Rojas. O meia paraguaio negocia a rescisão de contrato com o Corinthians, reclamando do atraso no pagamento de acordo recém-firmado com a diretoria. Igor Coronado chega como novidade na segunda decisão encarada por António Oliveira em menos de um mês de clube. Antes do confronto diante do Santo André, o português levou o Timão à segunda fase da Copa do Brasil em duelo mata-mata vencido contra o Cianorte. No Paulistão, o Corinthians de António Oliveira soma duas vitórias, um empate e uma derrota.
A reação veio depois de cinco derrotas consecutivas, que podem custar caro na disputa pela segunda vaga do Grupo C para as quartas de final. Com 10 pontos somados após 10 rodadas, o Timão tem quatro de desvantagem para Inter de Limeira e Mirassol, que também vão entrar em campo neste sábado pelo Paulistão.
Mesmo com a vitória, portanto, o Corinthians pode acabar o sábado eliminado, caso um dos clubes do interior vença. A Inter pega o Ituano, em casa, às 20h, enquanto o Mirassol pega a Portuguesa, no Canindé, às 18h. Assim, os três pontos são fundamentais. Um empate ainda pode ser suficiente para a equipe sobreviver para a última rodada, desde que Inter e Mirassol saiam derrotados dos compromissos deste sábado.
O Corinthians, portanto, precisa fazer a própria parte e acionar o “secador” contra os adversários do interior. Será um sábado movimentado para o torcedor alvinegro e impactante para Igor Coronado, que pode estrear justamente em uma decisão. Depois do compromisso deste fim de semana, o Timão ainda enfrenta o Água Santa, no próximo domingo, às 16h, em São Bernardo do Campo. Um jogo com caráter de esperança ou melancolia. Tudo dependerá deste sábado.