Raniele, do Corinthians, tem sido tema de debate em relação à sua função no time do técnico António Oliveira. Embora formado como zagueiro, o jogador se consolidou como volante nos últimos anos, atuando como o primeiro volante do Corinthians. Ele é responsável por auxiliar a construção ofensiva e também comporta-se muitas vezes como zagueiro no momento defensivo, preenchendo o espaço central entre os zagueiros do time. Com boa altura (1,84m), impulsão e imposição física, Raniele é o jogador responsável por proteger a entrada da área e tem apresentado uma boa média de desarmes, rebatidas, interceptações e bolas recuperadas no Campeonato Paulista.
No entanto, o movimento de Raniele recuar entre os zagueiros no momento defensivo requer atenção especial para os outros dois meio-campistas, pois o time tem sofrido gols nessa região em alguns jogos. Além disso, o jogo com os pés do volante também é um ponto de atenção, visto que ele costuma sofrer quando é pressionado, errando algumas tomadas de decisão ou gestos técnicos na distribuição de jogo. Apesar disso, Raniele tem se destacado no Corinthians e é provável que seja titular no próximo jogo do time.
O Corinthians volta a campo no próximo sábado (2), contra o Santo André, pela 11ª rodada do Campeonato Paulista. A tendência é que Raniele seja titular e que as dinâmicas táticas de António sejam mantidas. A bola rola às 16h (de Brasília) na Neo Química Arena.