António Oliveira, do Corinthians, em treino
O técnico António Oliveira começou bem sua trajetória como técnico do Corinthians. Além dos bons resultados em campo, o treinador em pouco tempo conseguiu "ganhar" os jogadores. A reportagem da Gazeta Esportiva conversou com pessoas com trâmite no CT Dr. Joaquim Grava para entender como tem sido esses primeiros dias do treinador no Timão.
O impacto da chegada de António foi positivo no dia a dia. O comandante, desde o início, deixou claro que todos os jogadores são importantes e isso vai além do discurso feito para a imprensa. Os atletas realmente entendem que recebem o mesmo tratamento, sem diferenciações.
Com Mano Menezes, treinador anterior da equipe, existia um pequeno desconforto interno devido a alguns comentários públicos, seja em jogos ou em entrevistas coletivas. A fala do técnico para justificar críticas a Raniele após o duelo contra o Ituano e seu comportamento à beira do campo diante do São Bernardo, quando xingou Yuri Alberto de "burro", não repercutiram bem.
António, por outro lado, vem adotando um estilo "paizão" internamente e em seus pronunciamentos. Em contato com a imprensa, o treinador faz questão de elogiar alguns dos jogadores que mais vêm sendo cobrados, como Cássio, Maycon e Yuri Alberto, que desencantou sob seu comando.
Mais recentemente, Oliveira usou tom conciliador quando questionado sobre a utilização de Fausto Vera no clássico contra o Palmeiras. O jogador é um dos mais criticados do atual elenco e foi um dos piores em campo no dérbi.
"Ninguém me força a colocar nada, eu penso e decido pela minha cabeça. Todos os jogadores para mim contam, são importantes. Todos passam pelo mesmo momento, de resgate de confiança. Conto com Fausto e com todos os outros. Aqui é sempre baseado no rendimento, minha forma de trabalhar é simples. Não há muito mais o que acrescentar", comentou em coletiva.
Mas não é apenas a parte anímica que vem chamando atenção no CT. Os treinos do técnico são bem avaliados por grande parte do elenco, conforme apurou a reportagem. As atividades são classificadas como intensas, valorizando a posse de bola em espaços reduzidos.
O presidente Augusto Melo corroborou esse pensamento em entrevista ao programa Quebrada FC, na última segunda-feira. "Mudou tudo, ambiente, forma de treinar, gestão, palestra. A preleção é incentivadora, é trabalhador demais, a equipe dele é muito boa. Todos trabalham muito bem. O ambiente é maravilhoso", comentou Augusto.
Evidentemente, os resultados ajudam muito na assimilação do trabalho de António. Sob o comando do português, que assumiu o Corinthians na zona de rebaixamento do Estadual, a equipe venceu dois duelos (Portuguesa e Botafogo-SP) e empatou outro (Palmeiras). Agora, o próximo desafio do Corinthians será contra o Cianorte, pela primeira fase da Copa do Brasil. O duelo eliminatório será disputado nesta quinta-feira (22), às 20h (de Brasília), em Maringá-PR.