Palmeiras e Corinthians farão o clássico da nona rodada do Campeonato Paulista 2024, no qual ambas equipes se encontram em espiral positivo de rendimento. O Palmeiras continua apresentando boa performance sob o comando de Abel Ferreira e o Corinthians melhorou sensivelmente seu desempenho após a chegada de António Oliveira. O Corinthians que estava apresentando total desorganização com Mano Menezes à frente da equipe, chegando a ter sequência negativa de quatro derrotas, parece estar ressurgindo das cinzas com a chegada do técnico português. O estilo que a equipe está apresentando não é vistoso, mas é objetivo e letal.
O Timão tem mostrado poucas trocas de passes, mas tremenda verticalidade, utilizando os atacantes Ángel Romero e Wesley para dar amplitude ao time e chegar rapidamente ao setor ofensivo. O volante Rodrigo Garro, um dos reforços que o Alvinegro Paulista recebeu nesta temporada, tem sido o vértice de criatividade da equipe no meio-campo, dando passes precisos e coordenando a velocidade do grupo.
O principal legado que António Oliveira já trouxe para o Corinthians foi ter organizado o setor defensivo, pois em dois jogos só sofreu um gol, mesmo com o goleiro Cássio não estando em boa fase. Nos dois jogos, cujos adversários foram a Portuguesa e o Botafogo-SP o saldo corintiano foi de 6 gols à favor e apenas 1 contra. Portuguesa e Botafogo-SP não estão fazendo boa campanha na competição estadual, mas na condição precária que o Corinthians se encontrava, esses jogos poderiam ser considerados confrontos diretos e eram de suma importância para a permanência do Timão na série A1 do Paulistão. O Corinthians ainda permanece na última posição de seu grupo, mas com os 9 pontos conquistados saiu da zona de rebaixamento e subiu para a décima primeira posição na classificação geral do Campeonato Paulista.
Já, o Palmeiras tem a segunda melhor campanha da competição até o momento, só perdendo para o Santos que já conquistou sua classificação para a fase de quartas de final, com quatro rodadas de antecedência. O Peixe venceu seis das oito partidas disputadas e é outro exemplo de rápida adaptação ao novo comando técnico. Fábio Carille chegou no início desta temporada e com elenco totalmente reformulado está dando ao Santos nova roupagem tática. Um dos problemas da escalação alternativa que o Palmeiras tem mostrado é falta de criatividade no meio-campo.
O Verdão, quando não está com seus titulares em campo, ainda, se apresenta carente da função de organizador no meio-campo, como faz Raphael Veiga, quando é escalado. O substituto imediato de Veiga é o jovem Jhonatan, porém suas características obrigam o técnico Abel Ferreira a alterar a forma tática da equipe jogar. Acredito que com Jhon Jhon o Palmeiras se torne mais vertical, mas perde parcialmente a capacidade de troca de passes. O jovem meio-campista é promissor, tem bom domínio de bola e capacidade de drible, mas oscila tecnicamente.
Como o meio-campo é o cérebro da equipe, quando esse setor não está totalmente entrosado a oscilação faz com que a bola não chegue com a qualidade esperada. Porém, na atuação contra o São Bernardo, Jhon Jhon não oscilou e foi um dos destaques da equipe. Apesar da vitória simples por 1 a 0 sobre o São Bernardo, o Verdão criou muitas chances de gols e poderia ter saído com placar mais elástico. Mas, o problema é o time palmeirense tem sido afetado pela ineficácia nas finalizações. Mesmo com Abel Ferreira já tendo identificado essa falha, o time ainda não encontrou o equilíbrio necessário.
O Palmeiras pode ser considerado favorito para o Dérbi, pois tem trabalho consolidado com Abel Ferreira, que tem possibilidades de efetuar variações, uma vez que conhece profundamente o elenco que tem à disposição. O Corinthians, apesar dessa melhora recente, ainda está buscando o seu DNA. Não podemos deixar de levar em consideração o fato de que o Corinthians cresce em clássicos, principalmente quando se encontra em momento instável. Assim, a expectativa é de que o Dérbi seja de alto nível técnico. O volante Maycon ainda é dúvida para o técnico António Oliveira e o Palmeiras deverá entrar em campo com a maioria de seus titulares.