Mano Menezes foi demitido do Corinthians na última segunda-feira, depois de um início catastrófico no Campeonato Paulista. Durante os cinco meses em que esteve à frente do Timão, o clube teve alguns tabus quebrados em seu estádio, derrotas em clássicos e um retrospecto negativo. Desde o final de setembro, quando Mano substituiu Vanderlei Luxemburgo no comando do Corinthians, o treinador esteve à beira do gramado em 19 partidas. Neste período, foram seis vitórias, cinco empates e oito derrotas, um aproveitamento de apenas 40%. Mano Menezes deixa o cargo de técnico do Corinthians O Sport Club Corinthians Paulista informa que Mano Menezes não é mais o treinador da equipe principal masculina de futebol. Além dele, o auxiliar técnico Sidnei Lobo e o preparador físico Diogo Linhares deixam seus cargos.
Queda na Sul-Americana e permanência no Brasileirão A terceira passagem de Mano Menezes pelo Timão começou com derrota e eliminação. O técnico estreou contra o Fortaleza, pelo jogo de volta da semifinal da Copa Sul-Americana, e o Corinthians perdeu por 2 a 0, sendo eliminado da competição continental. No primeiro jogo do confronto, disputado na Neo Química Arena quando Luxemburgo ainda estava no comando, as equipes empataram em 1 a 1. Mano precisou de cinco jogos para conseguir a primeira vitória. Pela 29ª rodada do Brasileirão, os alvinegros venceram o Cuiabá por 1 a 0, fora de casa. Depois, o Corinthians empatou com o Santos, que no final da temporada foi rebaixado para a Série B. Na reta final do Brasileirão, o Corinthians ainda corria riscos de ser rebaixado. Apesar de empatar com equipes do topo da tabela, como Atlético-MG e Grêmio, e vencer contra o Vasco, adversário direto na briga contra a queda, o Timão sofreu algumas derrotas que marcaram a passagem de Mano.
Pela 35ª rodada, os alvinegros receberam o Bahia, que também brigava contra o rebaixamento, e foram goleados por 5 a 1. O resultado foi o pior da história da Neo Química Arena — igualando a derrota sofrida contra o Flamengo, em 2020— e o pior revés em todos os confrontos contra o Tricolor de Aço por brasileiros. No penúltimo duelo do ano, contra o Internacional, outro tabu foi quebrado. O Colorado, rival nacional do Corinthians, venceu pela primeira vez na Neo Química Arena, por 2 a 1. Apesar da derrota, o Timão se viu livre do rebaixamento na 37ª rodada, por conta de uma combinação de resultados. Na sequência, terminou a temporada na 13ª colocação, com 50 pontos.
Início ruim no Paulista e quebra de tabu contra o São Paulo Se o final do último ano foi de alívio, o início de 2024 trouxe muita aflição para o Corinthians. A equipe, depois de passar por uma reformulação em seu elenco, estreou com uma vitória pelo placar mínimo contra o Guarani, mas, desde então, não voltou a vencer. A sequência ruim que derrubou Mano Menezes começou na segunda rodada, quando o Timão perdeu para o Ituano, fora de casa, por 1 a 0.
O duelo ficou marcado por uma polêmica gerada pelo treinador, que criticou Raniele por uma finalização de longe e ofendeu até mesmo o Cuiabá, ex-clube do volante. Na terceira rodada, outra derrota e uma nova polêmica. Contra o São Bernardo, mesmo com um jogador a mais, os alvinegros foram superados por 1 a 0. Durante o jogo, Mano Menezes perdeu a paciência com Yuri Alberto após o atacante cometer uma falta e, mais uma vez, gerou desconforto. Em sua penúltima partida à frente do Corinthians, outro tabu foi quebrado. O São Paulo, que nunca havia vencido na Neo Química Arena, visitou o Timão e saiu vitorioso, por 2 a 1.
A passagem de Mano Menezes chegou ao fim com a derrota contra o Novorizontino, por 3 a 1, novamente na Neo Química Arena. O revés deixou o Corinthians na lanterna do Grupo C, com três pontos, e na penúltima colocação na classificação geral. No Paulistão, os dois últimos colocados são rebaixados para a Série A2. O Corinthians volta a campo na quarta-feira para mais um desafio. Às 19h30 (de Brasília), os alvinegros encaram o Santos, na Vila Belmiro.