Por Iúri Medeiros Era natural imaginar que o Corinthians teria dificuldades no início da temporada de 2024. O clube mudou radicalmente seu elenco e passa por mudanças estruturais importantes. Mesmo assim, com tudo isso no pacote, dá para a equipe entregar mais do que vem entregando. A derrota para o Grêmio Novorizontino por 3 a 1, em plena Neo Química Arena, escancarou pontos que não podem ser ignorados.
O Corinthians, novamente, mostrou uma desconcentração que custou algumas construções ofensivas e gols sofridos. Além disso, o time por diversas vezes mostrou postura apática diante de um adversário com limitações técnicas, mas organizado. A equipe comandada por Mano Menezes erra muitos passes considerados "simples", que resultam em contra-ataque para o adversário ou em posse de bola desperdiçada. Defensivamente, é comum ver jogadores que "largam" a marcação, mostrando falta de comprometimento com a parte coletiva.
Os gols do Tigre do Vale escancaram isso. Dessa vez, é importante citar que Fausto Vera, Rojas e Yuri Alberto começaram no banco de reservas. O trio, cobrado em doses maiores pela opinião pública, entrou apenas na reta final do duelo, por opção de Mano.
Sim, faltam alternativas. Sim, com esse elenco, é praticamente certo que o clube não vai brigar por coisas importantes neste ano. A diretoria precisa se movimentar no mercado e isso é claro para qualquer um. Mas a comissão técnica precisa ser cobrada para encontrar soluções, ainda mais contra adversários de investimento muito menor.
Mais do que isso, os jogadores precisam ligar algum senso de urgência com a fase do time, para não cometer mais esses tipos de erros. O Campeonato Paulista é com sobras o Estadual mais disputado do país, e costuma castigar quem não leva-o com a seriedade que deveria. O duelo contra o Novorizontino era a "chance de ouro" para o elenco dar uma resposta à Fiel Torcida, que cada vez mostra sua impaciência nas arquibancadas. Ao invés disso, o torcedor corintiano ganhou ainda mais dor de cabeça e a certeza que muita coisa tem que mudar. Agora, o próximo compromisso do Corinthians será contra o Santos, na Vila Belmiro. E o favoritismo do clássico de quarta-feira está com o Alvinegro Praiano.