Finalista da atual edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior, o Corinthians planeja a utilização de alguns jogadores do sub-20 no elenco profissional na sequência da temporada.
+ Siga o canal ge Corinthians no WhatsApp
Novorizontino 0 x 3 Corinthians | Melhores Momentos | Copa SP de Futebol Júnior 2024
A decisão sobre quais nomes serão promovidos será definida em conjunto pelo técnico Mano Menezes e por Chicão, coordenador de transição e responsável pela avaliação de jogadores da base.
Neste momento, os nomes são tratados em sigilo para não atrapalhar o desempenho na Copinha. O Timão enfrenta o Cruzeiro, nesta quinta-feira, na Neo Química Arena, na decisão do título.
Mais notícias do Corinthians : + Timão segue negociando com o Flamengo por Matheuzinho + Mano vê mercado inflacionado e pede calma por reforços
Chicão e Augusto Melo na Neo Química Arena — Foto: Emilio Botta
Alguns jogadores ganharam força pelo bom desempenho na competição, enquanto outros vão estourar o limite de idade e precisam de uma definição, já que não poderão mais atuar pelo sub-20 no restante do ano.
Com dificuldade no mercado, principalmente para contratar atacantes, a soluação paliativa pode estar em aproveitar alguns dos destaques da Copinha, além de Giovane e Guilherme Biro - convocados para a disputa do Pré-Olímpico pela seleção brasileira.
Vote no gol mais bonito da Copinha
Veja os candidatos ao Prêmio Dener 2024
– Com pouco menos de dinheiro, temos que ser cuidadosos para errar o menos possível. É o que estamos fazendo. Penso que se tivermos dúvida, melhor esperar um pouco para fazer o melhor. Esses problemas de limitação estamos trabalhando para resolver.
– É natural também que com a equipe disputando a semifinal da Copinha ficamos privados de jogadores que poderiam estar aí. Mas entendemos que é importante para o clube e para a base, mas vamos logo contar com eles. Outros três estão na seleção brasileira. São jogadores que tem mais rodagem e vão ajudar a equipe – disse Mano Menezes após a vitória sobre o Guarani.
Confira a coletiva de Mano Menezes após a vitória do Corinthians sobre o Guarani
O processo de promoção de jogadores pode ser facilitado pela amizade de longa data entre Mano Menezes e Chicão, ex-zagueiro que assumiu o cargo de coordenador de transição na gestão de Augusto Melo .
O Corinthians iniciou na última semana a derrubada do muro que divide os centros de treinamentos do time profissional e das categorias de base , promessa de campanha do presidente Augusto Melo. Ele entende que tal medida vai aproximar os departamentos e facilitar a transição dos jovens para a equipe principal.
Corinthians x Novorizontino, Arthur Sousa comemora gol, Copinha — Foto: Rodrigo Gazzanel
Quem da Copinha deve subir?
Quatro jogadores saem na frente por não terem mais idade para atuar no sub-20. Claro que isso não garante a eles a promoção ao time profissional, mas o quarteto deve ser melhor observado: o zagueiro João Pedro Thoca, os meio-campistas Ryan e Higor, além do centroavante Arthur Sousa.
Nenhum deles, neste primeiro momento, tem garantia de permanência no elenco profissional. Apesar disso, todos os jogadores que disputam a Copinha estão inscritos no Paulistão na lista B, destinada a jogadores formados na base de cada um dos clubes.
– Sobre a inscrição do Paulista, vocês conhecem o regulamento, temos lista A e B, na B, todos os jogadores da base com mais de um ano do clube estão inscritos. Com o limite de você usar até sete jogadores da lista B simultaneamente. Os outros temos uma oportunidade de completar, optamos por enviar incompleta para nao queimar substituições, que serão quatro na fase final – explicou Mano Menezes.
Léo Maná comemora gol pelo Corinthians na estreia na Copa São Paulo — Foto: Rodrigo Gazzanel / Ag.Corinthians
Ryan já esteve entre os profissionais e fez apenas dois jogos e um gol, quando foi o herói da classificação alvinegara para as oitavas de final da Copa Sul-Americana do ano passado. Após provocar a torcida rival na comemoração e causar uma confusão em campo, o jogador não entrou mais em campo pelo time principal.
Outros jogadores podem ganhar espaço de acordo com as movimentações no mercado. O grande exemplo é o lateral-direito Léo Maná, autor de quatro gols na Copinha e que frequentemente tem treinado com o elenco principal. Caso a negociação com Matheuzinho não avance, o jogador pode ser uma opção caseira para Mano Menezes.
Breno Bidon treinou no profissional em 2022 com Willian e Matheus Araújo quando Vítor Pereira era o treinador — Foto: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians
Breno Bidon talvez seja o grande destaque da campanha na Copinha. O meio-campista chegou a treinar com o elenco principal e era muito elogiado por Vítor Pereira. Mesmo sem ainda estrear como profissional, o jogador desperta atenção do mercado europeu e pode ter a promoção acelerada para evitar um maior assédio.
Artilheiro do Corinthians na Copinha, o meia Pedrinho é outro jogador com futuro indefinido. O jogador tem contrato até fevereiro de 2025 e deve negociar uma renovação apenas após o término da competição.
+ Leia mais notícias do Corinthians
Pedrinho comemora gol do Corinthians na Copinha — Foto: Rodrigo Gazzanel
?? Ouça o podcast ge Corinthians??
+ Assista: tudo sobre o Corinthians na Globo, sportv e ge