O Flamengo não tomou conhecimento do Corinthians nesta sexta-feira. Jogando no ginásio Wlamir Marques, em São Paulo, o Rubro-Negro se impôs do início ao fim, vencendo o clássico por 95 a 72. Foi a nona vitória seguida da equipe comandada por Gustavo de Conti. Neste momento, o Rubro-Negro lidera o NBB (Novo Basquete Brasil) pelo critério aproveitamento, com 14 vitórias e duas derrotas.
Gui Deodato tenta levar o Flamengo ao ataque — Foto: Beto Miller/Corinthians
De quebra, o time da Gávea ainda manteve o retrospecto extremamente positivo diante do rival. Esta foi a 12ª vitória do Flamengo em 13 confrontos com o Corinthians no NBB. O Rubro-Negro volta a jogar no dia 3 de janeiro contra o Caxias do Sul, fora de casa. Já o Timão pega o São José no dia 5 no Wlamir Marques.
Scott Machado foi o cestinha da partida com 17 pontos, dois a mais que o colega Gabriel Jaú. O húngaro Filpovity e o argentino Cuello também tiveram participações importantes na noite, anotando 13 pontos cada. Pelo lado do Corinthians, Isaac pontuou 13 vezes, uma a mais que Léo Demétrio.
Rubro-Negro na frente
O Flamengo saiu na frente, abrindo 5 a 0. Aos dois minutos, Cuello chutou para três pontos e ampliou para 8 a 0. Estava fácil para o Rubro-Negro. Quando Balbi fez 10 a 0, o técnico corintiano Silvio Santander parou o jogo pela primeira vez. Dominado até então, o Corinthians só foi pontuar quase na metade do primeiro quarto, com Elinho: 16 a 2. O lance motivou o Timão, que iniciou uma reação. Contudo, o Flamengo tratou de conter o ímpeto do rival, fechando o período com uma vitória parcial de 28 a 18.
O jogo seguiu com o mesmo panorama no início do segundo quarto. No primeiro lance, Onwenu pontuou e sofreu falta, convertendo o lance livre para o Corinthians. Scott Machado respondeu com uma cesta de dois pontos para o Flamengo. Aos cinco, Campos diminuiu para 35 a 27. Só que, dois minutos depois, Gabriel Jaú anotou 42 a 31 para o Rubro-Negro, que voltou a respirar na partida. O Corinthians não se abateu, voltando a reeequilibrar o duelo. Mesmo assim, o time visitante foi para o intervalo com uma vantagem de nove pontos - 44 a 35.
Didi Louzada é marcado de perto por Elinho — Foto: Beto Miller/Corinthians
Flamengo se impõe
Os times voltaram do intervalo arriscando muitas bolas de três. Tanto que o placar foi a 51 a 40 em três minutos. Aos quatro, Kayo ganhou rebote e marcou 53 a 42. Um minuto depois foi a vez de Cuello acertar bola tripla e fazer 56 a 44. Aos poucos, o Flamengo foi se distanciando no placar. Aos sete, Gabriel Jaú pontuou e sofreu falta. Como ele converteu o lance livre o marcador foi a 63 a 49. O Corinthians sentiu e passou a ser dominado. Após Kayo fazer 68 a 51, Silvio Santander parou o jogo.
Mesmo com o tempo técnico, o Flamengo seguiu melhor. Aos nove, Didi Louzada colocou a vantagem na casa dos 20 pontos - 71 a 51. O Corinthians ainda buscou o ataque nos instantes derradeiros do quarto, mas nada que diminuísse o prejuízo: Flamengo 74 a 56.
O armador rubro-negro Franco Balbi é vigiado pelo corintiano Clark — Foto: Beto Miller/Corinthians
Timão não consegue reagir
Com a vitória bem encaminhada, o Flamengo não teve dificuldades para controlar o jogo no último quarto. Com dois minutos jogados, Scott Machado acertou bola de três, fazendo 82 a 62. Pouco depois foi a vez de Gabriel Jaú anotar 84 a 62. Aos cinco, Isaac matou bola tripla, dando as últimas esperanças ao Corinthians. Contudo, após tempo técnico pedido por Gustavo de Conti, o Flamengo voltou a dominar, confirmando a vitória por 95 a 72.
Escalações
Corinthians: Elinho, Cauê Borges, Clark, Léo Demétrio e Lucas Cauê. Entraram: Onwenu, Campos, Isaac, Rojas e Landeira. Técnico: Silvio Santander.
Flamengo: Franco Balbi, Gui Deodato, Loku Cuello, Marko Filipovity e Diarra. Entraram: Scott Machado, Didi Louzada, Gabriel Jaú e Kayo.Técnico: Gustavo de Conti.