Matías Rojas chegou ao Corinthians com status de principal reforço do clube para 2024, ano de poucas contratações - foram cinco no total. Porém, ao longo dos últimos cinco meses, sofreu com lesões, jogou pouco e decepcionou.
Desde a estreia, Rojas atuou em 20 das 39 partidas disputadas pelo Corinthians. O paraguaio atuou 1099 minutos, o que representa apenas 32% do tempo jogado pela equipe.
+ Siga o ge Corinthians no WhatsApp
Veja a coletiva de apresentação de Matías Rojas no Corinthians
Ele teve que ir para o departamento médico em três momentos:
Tal cenário faz Rojas ser tema de discussão interna no Corinthians. O presidente eleito, Augusto Melo, e seus aliados temem que o custo-benefício do paraguaio não compense. Para vencer a concorrência pelo meia, o Timão ofereceu salários altos e luvas de 1,8 milhão de dólares (cerca de R$ 8,6 milhões na cotação da época).
Veja também: + Em reta final de contrato, Ruan Oliveira sai com dores no joelho e preocupa
A situação do jogador será debatida com o técnico Mano Menezes, que tem uma reunião com Augusto nesta sexta-feira para discutir o planejamento para 2023.
Em entrevistas recentes, Mano citou dificuldades de adaptação de Rojas e mostrou confiança em recuperá-lo:
– Já dirigi um número bastante grande de jogadores estrangeiros recém-chegados no futebol brasileiro, é normal uma dificuldade para adaptação. Nosso trabalho é diferente, nossa frequência de jogos é diferente. Estamos trabalhando para ambientá-lo o mais rápido possível.
Matías Rojas disputou 20 jogos pelo Corinthians em 2023 — Foto: Rodrigo Coca / Ag.Corinthians
Chefe do núcleo de Saúde e Performance do Corinthians, Bruno Mazziotti explica que uma série de fatores atrapalharam Rojas fisicamente em 2023. Ele admite que colocar o paraguaio em melhores condições é um desafio para ele na próxima temporada:
– O histórico já era ruim nesse sentido (físico). Um atleta com nível técnico altíssimo, de seleção paraguaia, vale a pena arriscar? O negócio é bom para o clube? Temos que criar essa estratégia. Mas existe um tempo de adaptação. Às vezes as coisas acontecem numa velocidade rápida e existe necessidade de ajustes. Quais são os fatores que podem prejudicar o Rojas? Mudança de clube e de metodologia. Lesão traumática no pé que o tirou de uma sequência de treinamentos, na segunda partida. E principalmente o fato de ir para a seleção e voltar. Ele recebe estímulos na seleção e volta recebendo outros no clube – declarou Mazziotti, ao podcast "Alambrado Alvinegro".
– Temos a total tranquilidade de saber que esse histórico é presente e a obrigação de solucionar isso. É responsabilidade do nosso departamento buscar as soluções para ter o Rojas na melhor condição possível. E o atleta está muito consciente disso, sabe que terá que trabalhar bastante para sair dessa situação.
Atualmente com 28 anos, Matías Rojas assinou contrato com o Corinthians até o meio de 2026.
?? Ouça o podcast ge Corinthians??
+ Assista: tudo sobre o Corinthians na Globo, sportv e ge: