O Corinthians não tem mais risco de rebaixamento e já está confirmado na Copa Sul-Americana do próximo ano. Tudo isso pode levar ao pensamento de que o jogo contra o Coritiba, nesta quarta-feira, pela última rodada do Campeonato Brasileiro, vale pouca coisa ou nada. No entanto, para algumas peças específicas desse elenco, o duelo é vital para a próxima temporada.
Coritiba e Corinthians se enfrentam às 21h30 (de Brasília), desta quarta, no Couto Pereira, pela 38ª rodada do Brasileirão, com transmissão exclusiva do Premiere. O time da casa já está rebaixado à Série B.
+ Siga o ge Corinthians no WhatsApp
Aposentadoria: Corinthians se despede de Fábio Santos
Algumas situações já estão definidas, como a de Fábio Santos, que fez seu último jogo da carreira na rodada passada e nem sequer viaja a Curitiba. Outras, porém, ainda merecem atenção. Abaixo, o ge lista cinco nomes para ficar de olho.
Matheus Araújo e Giovane
A dupla da base tende a terminar 2023 em alta com o técnico Mano Menezes e deve ser usada contra o Coritiba nesta quarta.
Matheus se apresenta como uma boa opção para o meio-campo e fez bom jogo contra o Vasco, em São Januário, quando entrou. O garoto já vem treinando com o profissional desde o início do ano e, aos poucos, se firmou como opção no time de cima. Se fizer uma boa pré-temporada em 2024, a tendência é de que desponte entre as opções mais imediatas de Mano para o Campeonato Paulista.
Leia também: + Quem fica? Quem sai? Mano toma cuidado ao falar + Fábio Santos chora no ombro de Renato Augusto
Renato Augusto e Matheus Araújo no Corinthians — Foto: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians
Já Giovane aparece como opção até mesmo para uma eventual persistência da má fase de Yuri Alberto. O atacante, também oriundo das categorias de base, chegou a dizer que não esperava mais ser usado nesse ano depois de uma grave lesão, mas voltou com tudo e tem a "bênção" do professor.
Giovane fez primeiro gol pelo profissional do Corinthians em jogo contra o Vasco — Foto: André Durão
Wesley
Também da base do Corinthians, Wesley teve uma temporada de altos e baixos. Com 33 partidas disputadas no ano, fez um jogo de alguns erros contra o Internacional, no último sábado, e chegou a ter uma conversa ao pé do ouvido com Mano durante a partida. O técnico, inclusive, depois chegou a defendê-lo sem citar seu nome na entrevista coletiva.
Para Wesley, o jogo contra o Coritiba pode ser importante para terminar a temporada em alta e recuperar a moral internamente. O jovem desponta como opção para o elenco em 2024.
Wesley em treino do Corinthians — Foto: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians
Caetano
Disputou apenas 23 jogos em 2023, mas pode aproveitar para mostrar seu futebol justamente na última partida do ano e deixar uma boa impressão: o titular Lucas Veríssimo foi expulso contra o Inter e vai desfalcar o time contra o Coxa. Caetano precisa subir de produção para se candidatar a primeiro reserva da zaga no ano que vem, já que Bruno Méndez ainda não acertou sua renovação e pode sair.
Caetano em jogo do Corinthians contra o Fluminense — Foto: André Durão
Matheus Bidu
Em um ano de muitas oscilações, Matheus Bidu deve ser o titular da lateral esquerda na última partida do ano. O jogador "se livrou" da sombra do ídolo Fábio Santos, que anunciou sua aposentadoria, mas precisa mostrar bom futebol porque terá uma concorrência certa no ano que vem: o Timão contratou o lateral-esquerdo Hugo, do Goiás, para disputar posição com Bidu. Assim, o jogo contra o Coxa vale bastante para terminar o ano com moral com Mano Menezes.
Matheus Bidu em ação pelo Corinthians — Foto: Rodrigo Coca / Ag.Corinthians
?? Ouça o podcast ge Corinthians??
+ Assista: tudo sobre o Corinthians na Globo, sportv e ge