2/12/2023 08:47

Títulos, viagens, críticas e fim de carreira: filhos fazem carta a Fábio Santos no adeus ao Corinthians

Títulos, viagens, críticas e fim de carreira: filhos fazem carta a Fábio Santos no adeus ao Corinthians

A aposentadoria coloca um ponto final num ciclo vivido pelo jogador de futebol, mas também dá reinício a uma parte importante da vida que a rotina desgastante costuma roubar: a convivência com a família. Neste sábado, aos 38 anos, Fábio Santos ganhará uma despedida do Corinthians na Neo Química Arena, às 18h, contra o Internacional, na penúltima rodada do Campeonato Brasileiro.

Siga o canal ge Corinthians no WhatsApp!

Veja gols e lances de Fábio Santos pelo Corinthians

Com 373 partidas disputadas pelo Corinthians, sendo 54 neste ano, o lateral-esquerdo terá um 2024 diferente. Trocará as viagens, concentrações e jogos aos fins de semana para um poder acompanhar mais de perto a esposa Fernanda Faria, a filha Eduarda, de 15 anos, e o caçula Leonardo.

A pedido do ge , Duda e Léo como são chamados pelo pai, escreveram uma carta para marcar os últimos instantes da carreira de jogador de Fábio Santos, que foi revelado pelo São Paulo e que teve maior destaque na carreira por Grêmio, Atlético-MG e pelo Corinthians, com seis taças conquistadas.

Fábio Santos e os filhos Léo e Duda em 2015, na Arena do Corinthians — Foto: Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians

Fábio Santos e os filhos Léo e Duda em 2015, na Arena do Corinthians — Foto: Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians

+ Siga o ge Corinthians no WhatsApp

As ausências, as críticas, o vice-campeonato da Copa do Brasil de 2022 e os dias felizes vividos ao lado do pai são parte de uma carta escrita a quatro mãos em homenagem ao camisa 6 do Timão. Leia abaixo:

"Meu pai não estava presente no dia do meu nascimento. E eu só fui morar com ele quando eu tinha três meses (Duda) . Dia dos Pais na escola a gente nem lembra se ele foi em algum. Não é algo que machuca ou deixa triste, a gente sabe que nossa mãe sempre está lá presente, que ela vai filmar e mostra pra ele depois. Então a gente aceita, não tem o que fazer.

Mas claro que dá aquele negocinho, a gente queria ter ele ali em dias importantes. Aniversários também, os dele e os nossos, tem alguns que a gente não passa perto um do outro. É difícil ter esses momentos com ele, mas sabemos como é a vida do jogador.

Fábio Santos e a filha Duda no CT do Corinthians — Foto: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians

Fábio Santos e a filha Duda no CT do Corinthians — Foto: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians

Em casa, Fábio Santos é um cara muito engraçado. Um pai incrível, que sabe quando estamos tristes e quando estamos felizes. Às vezes ele é bravo, mas como ele fica muito fora de casa, mesmo quando briga, a gente acha bom ter essa convivência.

No dia a dia, ele não tem manias, mas quando está concentrado, são muitas. A gente sempre tem que mandar um “bom jogo” pra ele antes da partida. Ele tem essas superstições nos negócios de meia, de roupa, mas em casa é tranquilo. Só é metódico e organizado. Na escola, eu também peguei essa mania, cuido muito das minhas coisas (Léo).

Da primeira passagem dele no Corinthians, lembro que eu gostava muito do Pacaembu (Duda). Lembro de ir aos treinos com meu pai, de alguns jogos da arquibancada que a gente ficava, de onde eu esperava meu pai para entrar em campo ( Duda nasceu em 2008, e Léo em 2011) .

Fábio Santos e o filho Léo em jogo do Corinthians — Foto: André Anselmo/Arquivo pessoal

Fábio Santos e o filho Léo em jogo do Corinthians — Foto: André Anselmo/Arquivo pessoal

Pra nós, toda vitória é um dia feliz, todo gol. No ano passado teve uma por 3 a 0 na semifinal da Copa do Brasil contra o Fluminense que foi um dia muito feliz. Pelo Atlético-MG, ele foi campeão mineiro (2017 e 2020), nos únicos títulos que vi ele ganhar (Léo) .

Em 2020, com sinceridade, a volta ao Corinthians foi um momento bem difícil para nós dois, que estávamos com muitos amigos em Belo Horizonte. Mas só de ver a felicidade dos meus pais, de voltarem pra cidade deles, para o nosso time de coração, nós também ficamos felizes.

Aí, veio a Copa do Brasil de 2022. A gente não acredita até hoje que o Corinthians não foi campeão. Meu pai ficou muito abalado e a gente também, esse era um dos únicos títulos que ele não tem, junto da Sul-Americana. Ele queria muito ganhar isso para o Corinthians. Lembro que ele falava: “Eu não acredito que a gente perdeu, a taça era nossa”.

Em casa a gente até evitava falar nesse assunto, mas tentamos animar ele o máximo possível, mesmo sofrendo junto. A gente sabia que o sofrimento dele era muito maior do que o nosso.

Já esse ano de 2023...Ele foi muito cruel. Acho que essa é a palavra. Foi cruel com a família e cruel com o meu pai principalmente. A gente só foi indo, tentava não ver muito as críticas, que são coisas que nos abalam. Ele passou por momentos muito difíceis, mas como sempre fez na carreira, deu a cara para bater e esteve lá nos momentos em que precisavam. Ia suportando do jeito dele, sempre pensando em ajudar os outros.

Mas claro que ele ficou triste, mexe um pouco com a cabeça quando te xingam, quando falam que você é ruim. Mas você tem que seguir em frente para ir melhorando.

Só que aí tem as redes sociais, que são onde estão as críticas mais idiotas do futebol. Claro que se elas são construtivas e vão te ajudar, são bem-vindas em todas as profissões, mas quando viram ameaças e ferem alguém, não cabem ao futebol. Não sei se as pessoas acham que vão ajudar ao fazer isso, não faz muito sentido. Meu pai quando perdia e sabia que ia ter críticas, nunca entrava nas redes sociais. Não é bom ver alguém falando mal de você. Com certeza, esses torcedores não gostariam de ter as falas ditas por eles direcionadas às famílias deles.

Fábio Santos e a filha Duda em jogo do Corinthians no Pacaembu — Foto: Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians

Fábio Santos e a filha Duda em jogo do Corinthians no Pacaembu — Foto: Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians

Agora, neste fim de 2023, vem a aposentadoria, e isso é difícil para todos. A família sente, ele sente, os amigos sentem. Ele fala que está bem, preparado, mas acho que será difícil depois de tantos anos felizes, de títulos no Corinthians, com o Mundial e a Libertadores. Vai ficar meio emocionado, meio triste por ter parado. Esse último jogo vai ficar marcado na memória para sempre como o último jogo do meu pai, vai ficar marcado na cabeça de toda a família.

E sabe, eu não vejo o Fábio Santos fora do futebol, acho que sempre vai estar ligado, essa é a vida dele. Pra gente, ter mais momentos com ele vai ser muito bom, principalmente agora que a gente está crescendo, amadurecendo, ter o pai presente vai ser muito bom para recuperar os momentos que a gente não pode ter nestes anos. Vamos nos divertir bastante juntos.

O que queremos pra esses últimos jogos é que ele jogue feliz, contente, concentrado, para sair com as últimas vitórias na carreira dele, para parar feliz. E queremos agradecer por tudo o que ele fez por nós e por quem está em volta dele.

Não sei se o Fábio Santos sabe da grandeza dele. Pra mim e pra nossa família ele é gigante, é nosso ídolo máximo, então queremos que ele se orgulhe muito dele. Aqui, todo mundo se orgulha. Ele é um cara gigante e tem que se orgulhar de tudo o que construiu como homem, atleta e pessoa. Nós te amamos, obrigado por tudo, estaremos sempre ao seu lado.

E vai, Corinthians!"

Fábio Santos em jogo na Neo Química Arena — Foto: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians

Fábio Santos em jogo na Neo Química Arena — Foto: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians

?? Ouça o podcast ge Corinthians??

+ Assista: tudo sobre o Corinthians na Globo, sportv e ge

50 vídeos


VEJA TAMBÉM
- Yuri Alberto Acredita na Classificação do Corinthians Após Gol de Pedro Raul.
- Muito obrigado! Torcedores elogiam Pedro Raul, após a vitória
- Pedro Raul decide, Corinthians vence Santo André e mantém chances no Paulistão.









2271 visitas - Fonte: ge

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

  • publicidade
  • publicidade
    publicidade

    Paulista

    Sb - 16:00 - Neo Química Arena -
    X
    Corinthians
    Santo Andr??

    Paulista

    Dom - 20:00 - Neo Química Arena
    0 X 1
    Corinthians
    Ponte Preta
    publicidade
    publicidade
    publicidade