Quem quiser pode até chamar de goleada, mas foi um sufoco em São Januário. Um gol do Vasco aos três minutos fez o corintiano temer pelo pior, e tudo ficou por um fio, mas o Corinthians teve Ángel Romero e cabeça no lugar para vencer de virada por 4 a 2, nesta terça-feira, e respirar um pouco mais aliviado no Brasileirão.
+ Siga o ge Corinthians no WhatsApp
Vasco 2 x 4 Corinthians | Melhores Momentos | 36ª rodada do Campeonato Brasileiro
O jogo em São Januário foi um resumo quase perfeito da própria campanha do Corinthians no Brasileirão: tudo fica a um detalhe de dar errado para só depois o time reagir e minimamente fazer dar certo. O Alvinegro flertou com a derrota para o Vasco mais ou menos como flertou com a briga contra o rebaixamento por 36 rodadas.
– Mesmo que a gente quisesse apagar o resultado do último jogo, ele estaria presente em alguns momentos do jogo. E esteve presente nos primeiros momentos do jogo: a gente cedeu espaço, o Vasco rodou a bola, e não conseguimos pressionar. A gente sofreu um pouco até entender como o adversário pretendia atacar – admitiu Mano Menezes na entrevista que deu depois da virada.
Coletiva do técnico Mano Menezes após vitória fora de casa, Vasco x Corinthians.
Em campo, o Corinthians entrou desligado de novo e esteve duas vezes atrás no placar. Marcou de longe e mal, principalmente no primeiro tempo, permitindo cruzamentos demais mesmo estabelecido na defesa. Os dois gols sofridos em 25 minutos fizeram lembrar do Bahia, mas desta vez o Alvinegro conseguiu reagir.
O nome do jogo foi Ángel Romero, que fez dois gols nos momentos em que o Corinthians esteve mais frágil no jogo, no primeiro tempo. Aliás, dois gols parecidos, desviando de cabeça dentro da área, mais ou menos como já havia sido contra o Grêmio. O paraguaio marcou quatro dos últimos seis gols que o Timão fez fora de casa.
Leia também: + Como foi a virada do Corinthians sobre o Vasco + Mano comemora reação após "acidente grave" em goleada
Corinthians teve jogo de alta tensão, mas saiu do Rio aliviado — Foto: André Durão
Corinthians teve jogo de alta tensão, mas saiu do Rio aliviado — Foto: André Durão
Coletivamente, Mano Menezes desfez o esquema de três zagueiros que tinha colapsado contra o Bahia. Preferiu reforçar o meio-campo com Gabriel Moscardo, que foi mal até o intervalo, mas depois compensou com um gol bonito. Na reta final, Mano voltou com três zagueiros para fechar o time.
A pressão do Vasco na reta final foi mais de urgência do que de estratégia, e o Corinthians se manteve firme, rebatendo cruzamentos seguidos. Um ou outro levou perigo, mas o risco saiu barato quando Matheus Araújo e Giovane definiram tudo já nos acréscimos.
A virada no Rio deixa o Corinthians aliviado, mas não com a vida resolvida. Com 47 pontos, abre seis do 17º colocado Bahia, sete do próprio Vasco da Gama e por isso fica a dois pontos de garantir sua vaga na próxima Série A. O próximo compromisso é em casa contra o Internacional, no sábado.
O contexto é mais ou menos como aquele da vitória sobre o Grêmio em Porto Alegre, há duas semanas: a permanência parece encaminhada, mas volta a estar sob risco se os concorrentes continuarem pontuando. Bahia, Santos e Cruzeiro jogam nesta quarta-feira.
"Vitória gigante para manter o Corinthians na Série A", comemora Careca | A Voz da Torcida
?? Ouça o podcast ge Corinthians??
+ Assista: tudo sobre o Corinthians na Globo, sportv e ge



FAZ O PIX! Corinthians garante premiação astronômica na Copa do Brasil após avançar para a final
De saída? Rival do Corinthians deve fazer proposta por Pedro Raul em breve
Vidente faz previsão ousada e crava finalista da Copa do Brasil entre Corinthians e Cruzeiro
Daronco vira alvo após vitória do Corinthians e leitura labial expõe falas polêmicas
Alfinetou? Campeão pelo Corinthians crava virada do Cruzeiro na Copa do Brasil
GOLLLLLLLLLLLLLLL DO CORINTHIANS!!!! O Timão diminui e empata no agregado!!
FAZ O PIX!! Corinthians se classifica para a final e garante milhões em premiações na Copa do Brasil
REBATEU: Corinthians reage à proibição da Gaviões e pede revisão antes da semifinal
Arbitro polêmico? CBF anuncia árbitros para a final da Copa do Brasil
Melou: Rival supera o Corinthians em negociações e deve anunciar destaque do Brasileirão