Dois dos maiores clubes do país, Corinthians e Vasco travaram batalhas épicas em campo e oscilaram entre momentos de ascensão e queda ao longo deste século.
?? Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte
Em janeiro de 2000, ambos os times contavam com elencos estrelados e disputaram a final do Mundial de Clubes, no Maracanã. Após um empate sem gols que perdurou até o final da prorrogação, o Timão sagrou-se campeão nos pênaltis, ao vencer o adversário por 4 a 3, na primeira edição do torneio organizada pela Fifa.
Liderado por Alberto Dualib, presidente do clube à época, o Corinthians prosseguiu com o bom momento e conquistou os títulos da Copa do Brasil (2002) e do Campeonato Brasileiro (2005). Porém, enfrentou uma crise sem precedentes na temporada seguinte (2006) e acabou rebaixado.
O Vasco, por sua vez, viveu um hiato de celebrações no período, e viu seu rendimento no futebol decair ao longo dos anos, o que culminou no descenso da equipe à Série B em 2008, uma temporada depois do Alvinegro.
?? Confira a tabela de classificação do Campeonato Brasileiro
A rivalidade entre paulistas e cariocas voltou a se aflorar em 2009. Na ocasião, as equipes duelaram pelas semifinais da Copa do Brasil. O jogo de ida, disputado no Maracanã, terminou empatado em 1 a 1. A segunda partida, realizada no Pacaembu, também terminou em igualdade. Por conta do gol qualificado, o Corinthians avançou à decisão.
O caminho das agremiações voltou a se cruzar em 2011. O Brasileirão desta temporada foi disputado ponto a ponto por Corinthians e Vasco, chegando assim, na última rodada, com as duas equipes com chances de faturar o título. Precisando de uma combinação de resultados, o Gigante da Colina viu o Palmeiras complicar a vida do adversário no Pacaembu, mas não fez a sua parte diante do São Paulo, e viu o clube do Parque São Jorge se sagrar pentacampeão nacional.
No ano seguinte, ambos se encontraram nas quartas de final da Libertadores, em duelo marcado pela defesa histórica de Cássio em chute de Diego Souza. O placar agregado do confronto foi de 1 a 0 para o Corinthians, resultado na classificação dos paulistas.
Defesa de Cássio, do Corinthians, em chute de Diego Souza, do Vasco, pela Libertadores (Foto: Ari Ferreira/Lancepress!)
Após o embate na maior competição de clubes da América do Sul, o Timão viveu anos de glória, conquistando a Libertadores (inédita), Mundial de Clubes, Recopa, Brasileirão (2x), além do Paulistão (4x)
Por outro lado, o Vasco amargou três rebaixamentos no período, encontrou dificuldades para encontrar estabilidade administrativa e vendeu 70% da SAF do clube para a 777 Partners, que hoje controla a gestão do futebol.
Em 2023, os rivais voltaram a se encontrar em uma disputa, mas desta vez na parte de baixo da tabela. O Vasco, que ocupa a décima sexta posição, recebe o Corinthians, atual décimo quarto colocado. No momento, as equipes estão separadas por apenas dois pontos e fazem duelam pela sobrevivência no Brasileirão.
1374 visitas - Fonte: lance