19/11/2023 04:21

Poliglota e lutador de kung-fu: conheça o zagueiro da base que trocou o Corinthians pela Roma

Poliglota e lutador de kung-fu: conheça o zagueiro da base que trocou o Corinthians pela Roma

Uma joia da base do Corinthians começa a impressionar nas divisões de base do futebol europeu. O zagueiro João Gabriel Cardozo era titular e capitão na base alvinegra, mas se mudou para a Itália com a família, foi emprestado para a Roma e talvez nem volte mais ao Alvinegro.

Aos 16 anos, o defensor foi contratado para o sub-18 da Roma, mas já treina com o sub-20. Em dois meses, fez sete jogos, deu quatro assistências e subiu duas vezes ao time principal para completar os treinamentos com Dybala, Lukaku e cia. no elenco comandado por José Mourinho.

+ Siga o ge Corinthians no WhatsApp

João Gabriel tem sete jogos na base da Roma e treinou duas vezes entre os profissionais — Foto: Reprodução/Instagram

João Gabriel tem sete jogos na base da Roma e treinou duas vezes entre os profissionais — Foto: Reprodução/Instagram

João Gabriel é menor, mas pode jogar na Itália porque tem a cidadania italiana. A documentação atrasou e saiu em agosto, nos últimos dias da janela de transferências. Alguns clubes estavam interessados, mas a família e o empresário priorizaram a Roma, e o zagueiro passou no teste.

Aí veio a correria para fechar o negócio.

– Tínhamos quatro dias para tirar os documentos, e foi toda aquela burocracia. Os dois clubes tendo que trocar documentos, decidir o negócio, o tempo de empréstimo, tudo. Tivemos as assinaturas no dia 31, e aí foi enviado para a Fifa – contou Leonardo Maklouf, o pai de João Gabriel, ao ge .

Leia também: + Moscardo na Europa? Volante quer definir futuro em breve + Entenda o plano do Timão para quitar dívida com a Caixa

Duilio revela valores da receita e da dívida atual do Corinthians

Jogador, poliglota e lutador de kung fu

Fora de campo o zagueiro tem hobbies incomuns no futebol: pratica arte marcial, fala inglês e espanhol e passou a aprender italiano justamente pelo sonho de jogar no país. Desde que se mudou para a Europa, porém, João Gabriel precisou pausar o kung fu.

– Ele agora está morando em um alojamento da Roma, é difícil sair para alguma academia para treinar (kung fu). O foco dele agora é conquistar as condições de se tornar jogador – disse o pai, Leonardo Maklouf.

João Gabriel Cardozo nos tempos de Corinthians — Foto: Reprodução/Instagram

João Gabriel Cardozo nos tempos de Corinthians — Foto: Reprodução/Instagram

Por que o zagueiro deixou o Corinthians?

João Gabriel chegou ao Corinthians em 2019, captado após chamar atenção no sub-13 do Audax. Subiu de categoria, foi titular e capitão do sub-15 em uma edição da Copa FAM e chegou a jogar pelo sub-17 neste ano.

O Timão via o zagueiro com bom potencial, por isso ofereceu o primeiro contrato profissional ao zagueiro, mas a família já tinha planos de se mudar para a Europa e conversou com o clube para viabilizar uma transferência.

?? Ouça o podcast ge Corinthians??

Adaptação é boa notícia para o Timão

O empréstimo tem valor de compra estipulado em cerca de 1 milhão de euros (R$ 5,3 milhões), com gatilhos a depender do desempenho de João Gabriel na Roma. O novo contrato com o Corinthians foi estendido até junho de 2026.

Internamente, o Timão entende que fez o melhor negócio dentro das circunstâncias, pois a família estava decidida pela mudança. Neste cenário, a tentativa de assinar o primeiro contrato profissional não avançou, e João Gabriel poderia sair de graça no ano que vem.

Se o time italiano decidir pela compra, o Corinthians ainda mantém 30% dos direitos econômicos para receber em uma futura venda. O zagueiro só volta à capital paulista se a Roma não se impressionar, nem outro clube europeu mostrar interesse.

+ Assista: tudo sobre o Corinthians na Globo, sportv e ge

50 vídeos


VEJA TAMBÉM
- CRITICOU! ídolo corinthiano falou sobre a atuação de alguns titulares no empate contra o Athletico
- Confira as avaliações dos jogadores em Athletico x Corinthians
- FOCO! Cacá elogia atitude da equipe no empate contra o Athletico









840 visitas - Fonte: ge

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

publicidade

Brasileiro

Dom - 16:00 - Ligga Arena -
X
Atletico Paranaense
Corinthians

Brasileiro

Qua - 21:30 - Orlando Scarpelli
1 X 0
Internacional
Corinthians
publicidade
publicidade
publicidade