Apesar dos mais de 30 milhões de torcedores, apenas quatro mil pessoas devem eleger o próximo presidente do Corinthians: André Luiz Oliveira ou Augusto Melo . O pleito será no dia 25 de novembro.
A partir desta segunda-feira até o fim da semana, o ge publica uma série de matérias com as propostas dos dois candidatos sobre diferentes áreas do clube, incluindo promessas sobre a democratização e os planos para a sede social.
+ Siga o ge Corinthians no WhatsApp
André Luiz Oliveira e Augusto Melo são os candidatos à presidência do Corinthians — Foto: ge
Cada candidato recebeu uma lista de 25 perguntas sobre assuntos variados da gestão do Corinthians: departamento de futebol, categorias de base, Neo Química Arena, finanças, marketing e muito mais.
Apenas André Luiz Oliveira respondeu até a publicação deste primeiro texto. As posições de Augusto Melo foram retiradas do plano de governo e de entrevistas concedidas recentemente, por isso não são tão específicas.
Relembre: o primeiro discurso de Duilio Monteiro Alves, atual presidente, no dia em que foi eleito, em 2020
Como democratizar o Corinthians?
O Timão tem 12 mil sócios aptos a votar nas eleições deste ano, mas a tendência é que só 4 mil deles decidam o próximo presidente e a formação do Conselho Deliberativo. O número é bem menor do que em outros clubes de massa: a última eleição do Internacional, por exemplo, teve quase 30 mil votantes, e a decisão de vender a SAF do Bahia ao Grupo City teve mais de 13 mil.
No Corinthians, apenas associados do clube social têm direito a voto atualmente. Há uma discussão se este direito pode ser concedido também aos sócios-torcedores, aqueles que compram ingressos para jogos por meio do Fiel Torcedor. É uma ideia antiga, que depende de muita força política junto ao Conselho.
Leia também: + Dívida pode fazer Romero custar R$ 19 milhões dez anos depois
Parque São Jorge é sede e clube social do Corinthians — Foto: Divulgação
O que André Luiz Oliveira pensa disso: – O caminho natural para garantir o direito do voto ao Fiel Torcedor é montar uma comissão que crie uma discussão no clube, com regras estabelecidas para a participação deles no processo eleitoral. É também preciso montar um projeto que convença conselheiros e sócios, uma vez que qualquer mudança estatutária implica em votação no Conselho Deliberativo e depois da assembleia geral – respondeu ao ge .
– Sou a favor, é um desdobramento natural, mas não é uma decisão que cabe ao presidente. É necessário definir regras e diretrizes para apresentar a conselheiros e sócios e fazer um trabalho de convencimento, encontrar um modelo que satisfaça a maioria dentro do Conselho e não cause distorções que possam comprometer o futuro do clube. Caberá a eles a decisão. O meu papel é montar a comissão para iniciar essa discussão – completou.
O que Augusto Melo pensa disso: – Desde 2018 temos a proposta de dar direito ao voto ao primeiro dependente, porque hoje só o titular tem o direito. Isso aumentaria a frequência de sócios e traria a família para dentro do clube. Queremos mudar o estatuto no início da gestão, para diminuir de cinco para três anos (a carência) para o novo associado ter direito ao voto – disse em entrevista recente ao canal do YouTube da Gaviões da Fiel.
– Mais cedo ou mais tarde o Fiel Torcedor vai ter que ter direito (ao voto). Isso não depende do presidente; vai depender do Conselho, depois da assembleia geral, mas meu voto tem peso. Vamos tentar trabalhar para que o Fiel Torcedor tenha o direito a voto – completou.
Melhorias no clube social
Quais melhorias promete fazer no Parque São Jorge?
André Luiz Oliveira: – Aumento das vagas de estacionamento, com a construção de um prédio vertical; criação de um Espaço Pet; viabilizar acessibilidade para pessoas com deficiência (PCD) nas piscinas; viabilizar estudo para construção de um complexo verticalizado de quadras poliesportivas de modalidades associativas; troca do piso flutuante do mini ginásio; troca da grama da quadra do society 1; revitalização das pistas de corrida e caminhada; mais brinquedos, toboáguas, pergolados com duchas e atrações para crianças e adolescentes no Parque Aquático – declara o candidato.
Augusto Melo: – O projeto inovador do "Shop Park São Jorge" visa criar um espaço único e emocionante para os torcedores do Corinthians, oferecendo não apenas um shopping center exclusivo, mas também um parque temático e um hotel que celebra a história e a cultura do clube. O shopping contará com uma série de restaurantes e cafés e abrigará uma área especialmente dedicada às crianças: um playground infantil temático – diz um trecho do plano de governo do candidato.
Esportes Aquáticos
Planos para as piscinas olímpica, semiolímpica, cobertas e o Parque Aquático do clube:
André Luiz Oliveira: – Evoluir o Parque Aquático colocando mais brinquedos, toboáguas, pergolados com duchas, atrações para crianças e adolescentes. Promover a troca dos aquecedores das piscinas olímpica, semiolímpica e da escolinha de natação por equipamentos modernos, gerando menos consumo de energia (processo que já começou na gestão anterior). Também modernizar a iluminação das piscinas e montar um sistema de som para o Parque Aquático todo. Ampliar a piscina na escola de natação para diminuir a fila de espera.
Augusto Melo – Estamos planejando a construção de uma nova sauna equipada com piscina, bar, sauna seca, sauna finlandesa e sauna a vapor. Todas as áreas, como piscinas, serão projetadas com a acessibilidade em mente – diz trecho do plano de governo, que não específica o que será feito nas piscinas.
Em 2020, eleição movimentou o Parque São Jorge e elegeu Duilio Monteiro Alves presidente do clube — Foto: José Manoel Idalgo/Agência Corinthians
Esportes Terrestres
André Luiz Oliveira: – Manutenção das equipes de alto rendimento como basquete e futsal, academia independente para os atletas desse nível. Criação de sala de lutas para os espotes de combate, ampliar e internacionalizar as escolinhas Chute Inicial, ampliação e manutenção dos torneios associativos e subsídio dos custos operacionais para torneios competitivos dos associados fora do Parque São Jorge.
Augusto Melo: – Todos que fazem parte dos departamentos aquático e terrestre, como também os espaços infantil e feminino, precisam de atenção e investimentos. O maior objetivo é modernizar o clube e criar uma referência de espaço multiuso para os sócios de forma autossustentável, juntando conveniência, diversão, segurança e entretenimento.
Para as crianças
Parquinho do Parque São Jorge. O que será feito?
André Luiz Oliveira: – Colônia de férias do Parque São Jorge será voltado para os filhos e filhas dos associados. Trata-se de um projeto voltado para proporcionar diversão, aprendizado e momentos inesquecíveis durante o período de férias escolares. Iremos oferecer um ambiente seguro e estimulante para as crianças explorarem e se divertirem. Com uma equipe dedicada de monitores experientes, nossos pequenos associados serão recebidos com entusiasmo e cuidado, garantindo que cada momento seja aproveitado ao máximo. Durante a estadia na Colônia de Férias, as crianças terão a oportunidade de participar de uma ampla variedade de atividades recreativas e educativas. Desde esportes e jogos ao ar livre até oficinas criativas, a programação será cuidadosamente planejada para atender aos interesses e necessidades de cada faixa etária.
Augusto Melo: – No parquinho, estamos planejando substituir os brinquedos existentes, pois eles estão desatualizados e ultrapassados. Os novos brinquedos serão escolhidos cuidadosamente para atender às necessidades e interesses das crianças de diferentes idades. Eles serão projetados levando em consideração os mais recentes padrões de segurança, as normas de acessibilidade e a durabilidade necessária para suportar o uso constante e a passagem do tempo. Além disso, a estética moderna e convidativa dos novos brinquedos contribuirá para criar um ambiente alegre e acolhedor.
E-sports
André Luiz de Oliveira – Criar uma arena de e-sports para os associados jogarem seus jogos de preferência em um local moderno e seguro.
Augusto Melo: – A construção de uma moderna arena de E-sports é uma resposta inteligente à demanda crescente por espaços dedicados a competições, transmissões e interações relacionadas a jogos eletrônicos.
?? Ouça o podcast ge Corinthians??
+ Assista: tudo sobre o Corinthians na Globo, sportv e ge