A vitória por 1 a 0 contra o Cuiabá levou o Corinthians aos 36 pontos na classificação do Brasileirão, afastando a equipe de Mano Menezes de maneira significativa da zona de rebaixamento do Brasileirão. No entanto, a permanência do Timão na Série A na próxima temporada ainda não está assegurada, uma vez que ainda restam nove rodadas a serem disputadas.
Mas, dos 27 pontos que ainda estão em jogo no Brasileirão, quantos o Corinthians precisa conquistar para garantir uma pontuação segura que elimine o risco de rebaixamento? A resposta seria total de 10 pontos.
Desde que o Brasileirão passou a ser disputado com 20 equipes em 2006, o time rebaixado com a maior pontuação foi o Coritiba, em 2009, com 45 pontos (veja o desempenho ano a ano mais abaixo).
Portanto, somar 46 pontos parece ser uma margem segura. No entanto, até mesmo os 45 pontos já podem ser suficientes, uma vez que o Coritiba foi o único time a ser rebaixado com essa pontuação em 17 edições do campeonato no formato atual, um caso isolado que ocorreu em 2009. Naquele ano, o Fluminense conseguiu evitar o rebaixamento com 46 pontos após uma reação histórica na reta final.
Em seu único rebaixamento na história, o Corinthians terminou na 17ª posição e foi rebaixado com 44 pontos. Na mesma temporada, o Goiás ficou em 16º lugar e conseguiu evitar a queda com 45 pontos conquistados.
A próxima oportunidade de aumentar a pontuação acontecerá no domingo, quando o Corinthians receberá o Santos na Neo Química Arena, com o jogo marcado para as 18h30 (horário de Brasília).
+ Os melhores conteúdos no seu e-mail gratuitamente. Escolha a sua Newsletter favorita do Terra. Clique aqui!
1218 visitas - Fonte: terra