O Corinthians está a 13 jogos de encerrar mais uma temporada frustrante, mas ainda há muito em jogo para preparar 2024. O principal foco é a permanência na Série A, mas também há premiações em pauta e decisões a tomar sobre um elenco cheio de jogadores em final de contrato.
+ Siga o canal ge Corinthians no WhatsApp!
Setorista do Timão afirma: “O Corinthians está colhendo o que plantou”
Só resta o Campeonato Brasileiro no calendário. O Corinthians teve agenda cheia durante o ano todo, mas foi eliminado de quatro competições. Agora, tenta uma campanha “mais regular” nos pontos corridos, como cobra o goleiro e capitão Cássio .
A prioridade é se distanciar da zona de rebaixamento e, depois disso, quem sabe brigar por uma vaga em competições internacionais no ano que vem. Na classificação, o Alvinegro está quatro pontos acima da zona de rebaixamento e a 11 do G-6, por isso precisa de uma arrancada de respeito se quiser jogar a próxima Conmebol Libertadores.
A tarefa pode ser facilitada se times brasileiros forem campeões de Libertadores e Sul-Americana, o que abriria mais uma ou duas vagas no Brasileirão – por isso o próprio Fortaleza, que foi o carrasco alvinegro na semifinal, agora joga a favor.
As ambições no Brasileirão devem ficar mais claras dentro de 15 dias, pois os próximos adversários são justamente o quinto e o sexto colocados. Primeiro o Flamengo, em casa neste sábado; depois o Fluminense, no Rio de Janeiro, no retorno da data Fifa no dia 18 de outubro.
Leia mais: + Corinthians vive pior jejum de títulos em 35 anos + Duilio admite "escolhas ruins" que deram em eliminações + Opinião: clube colhe o que plantou em 2023 com vexames
Mano Menezes tem muito trabalho pela frente para ajeitar o Corinthians de olho no ano que vem — Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians
Dinheiro em jogo
O desempenho nos próximos meses também impacta no bolso. A meta de orçamento do Corinthians para este ano previa o sétimo lugar no Brasileirão, o que deve garantir cerca de R$ 31,5 milhões de premiação.
Se o Alvinegro terminar na posição que ocupa atualmente, o 13º lugar, o dinheiro cai quase pela metade: em torno de R$ 16,6 milhões. O clube já não bateu o previsto para Paulistão e Libertadores, mas compensou na Copa do Brasil.
Projeto para 2024
Todos esses objetivos são para facilitar o 2024 do Corinthians, que será de reconstrução. Mano Menezes já avalia quais são as carências do elenco e quais jogadores devem permanecer, incluindo nove que estão em final de contrato: Bruno Méndez, Gil, Fábio Santos, Cantillo, Giuliano, Maycon, Paulinho, Renato Augusto e Ruan Oliveira.
Foi isso que fez a diretoria assinar um contrato longo com Mano, que já fez trabalhos parecidos no Corinthians em 2008 e em 2014. A ideia é que o técnico "inicie um trabalho pensando no futuro" , como o próprio presidente Duilio Monteiro Alves disse após a eliminação em Fortaleza.
Corinthians perde por 2 a 0 do Fortaleza e é eliminado da Copa Sul-Americana
Os jogos que restam ao Corinthians em 2023:
GE Corinthians repercute falas de Duilio após a eliminação: “Esse ano nós erramos muito nas escolhas”
?? Ouça o podcast ge Corinthians??
+ Assista: tudo sobre o Corinthians na Globo, sportv e ge