Cinco treinadores passaram pelo Corinthians ao longo desta temporada. Foram eles Fernando Lázaro , Cuca , Danilo , Vanderlei Luxemburgo e Mano Menezes . Nas quatro linhas, o time alvinegro não conseguiu agradar em momento algum, sofreu durante o ano e viu a última chance de título escapar diante do Fortaleza , na semifinal da Copa Sul-Americana , nesta terça .
Finalizado o sonho de erguer o troféu continental, o Corinthians agora terá decisões relevantes dentro e fora de campo. No Campeonato Brasileiro, a equipe alvinegra ocupa a modesta 13ª posição, com 30 pontos, quatro a mais do que o Vasco, time que abre a zona de rebaixamento. Faltam 13 jogos para o fim do torneio e há dois objetivos claros: fugir da degola e conquistar uma vaga em competição continental em 2024, como a Libertadores.
No próximo sábado, às 21h, o Corinthians mede forças com o Flamengo , na Neo Química Arena, pela 26ª rodada do Brasileirão. O duelo promete ser intenso diante dos contextos vividos pelos dois clubes de maior torcida do País. Os donos da casa precisam se distanciar do Z-4 e esquecer a nova eliminação, enquanto os rubro-negros estão no topo da tabela, mas vivem sob desconfiança até acertarem com um substituto de Jorge Sampaoli. Tite está para ser anunciado.
Nas próximas rodadas, o Corinthians ainda terá pela frente rivais diretos na luta contra a degola. América-MG , Cuiabá, Santos, Bahia, Vasco, Inter e Coritiba estão no fundo da tabela e concorrem com o time alvinegro por vagas na Série A de 2024. A boa notícia é que Mano Menezes terá mais tempo para trabalhar o elenco e mudar peças. Tentar um padrão e ficar com a bola.
Ituano, São Paulo e Fortaleza foram os algozes do Corinthians em 2023. O time alvinegro caiu para o adversário do interior paulista nas quartas de final do Estadual. Na Copa do Brasil, viu o arquirrival levar a melhor e virar o confronto já na semifinal. A esperança de um único troféu ficou restrito à Sul-Americana, mas o empate por 1 a 1 na ida, em Itaquera, consequentes demissão de Luxemburgo e contratação de Mano e o fraco desempenho nas últimas rodadas impediram que o otimismo tomasse conta do Parque São Jorge.
Em Fortaleza, o time tricolor reinou e foi avassalador nos primeiros minutos do segundo tempo para despa2024 a 2026). Duílio Monteiro Alves terminará sua gestão sem conquistar títulos com a equipe profissional masculina. É a primeira vez que um cartola corintiano encerra um mandato sem troféus em 36 anos. Roberto Pasqua, entre 1985 e 1987, também passou em branco.
"Estamos muito tristes, novamente eliminados na semifinal. Pedimos desculpas ao torcedor por não retribuir à altura de tudo o que eles fazem por nós. Eles mereciam muito mais. O que está sendo feito na gestão é muito claro, mas hoje o torcedor está muito chateado. O clube está muito melhor estruturado, mas no futebol não tomamos as melhores decisões, passamos por muitos treinadores... Esse é o motivo das eliminações. Espero que o próximo presidente tome decisões melhores lá na frente", afirmou Duílio após a queda na Sul-Americana.
O candidato da situação é André Luiz Oliveira, o André Negão, nome próximo a Andrés Sánchez e escolhido para liderar o grupo que comanda a administração alvinegra desde 2007. Augusto Melo é o representante da oposição. Ele já se mostrou incomodado pela contratação de Mano Menezes sem seu consentimento e planeja uma reformulação completa no elenco para 2024.
*jogos com datas provisórias.
+ Os melhores conteúdos no seu e-mail gratuitamente. Escolha a sua Newsletter favorita do Terra. Clique aqui!
591 visitas - Fonte: terra