28/9/2023 08:28

Método questionado e a razão do atrito com Mazziotti: bastidores de Luxemburgo no Corinthians

Método questionado e a razão do atrito com Mazziotti: bastidores de Luxemburgo no Corinthians

"Os jogadores veem Luxemburgo como um cara que manja muito de bola, mas acham a preparação para os jogos ruim." Assim definiu o trabalho de Vanderlei Luxemburgo, ao ge , uma pessoa próxima aos jogadores do elenco do Corinthians, dias antes da demissão do treinador pela diretoria alvinegra.

+ SIGA o canal ge Corinthians no WhatsApp!

Luxemburgo deixa algum legado no Corinthians?

Internamente, já há algum tempo o trabalho de Luxa era questionado pelos atletas mais experientes, que não gostavam dos métodos de trabalho dele e de sua comissão, formada pelo auxiliar Maurício Copertino, pelo fiel escudeiro Antônio Mello e pelo preparador físico Daniel Félix.

A falta de resultados e de soluções para uma equipe que sofria muitos gols deixava jogadores irritados. Em nenhum momento, porém, eles expuseram esse sentimento, já que acreditavam que a equipe pudesse reverter o quadro e até brigar pelo título da Sul-Americana na força do grupo.

+ Sem Tite, Corinthians marca papo para acertar com Mano Menezes

Luxemburgo e Antônio Mello em treino do Corinthians — Foto: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians

Luxemburgo e Antônio Mello em treino do Corinthians — Foto: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians

O último treino

A preparação para o jogo contra o Fortaleza contou com um coletivo de 11 contra 11, sem muito detalhamento na atividade de como viria o Leão. Essa rotina incomodava os jogadores. Os treinamentos em nada se aproximavam dos trabalhos de nomes como Tite, Mano Menezes, Fábio Carille, Sylvinho e até mesmo Fernando Lázaro, que começou o ano como técnico do time.

Entre os mais novos, havia também muitas dúvidas sobre os critérios do treinador. Matheus Araújo, Pedro, Christyan Barletta (hoje no Ceará) e Guilherme Biro foram jovens que surgiram e sumiram. O português Rafael Ramos, antes uma opção para a lateral, também deixou de ser relacionado.

Bruno Cassucci traz detalhes sobre o interesse do Corinthians em TIte

A briga com Mazziotti

No CT Joaquim Grava, o episódio mais grave da passagem de Luxa pelo Timão foi o atrito com o fisioterapeuta Bruno Mazziotti, chefe do núcleo do departamento de Saúde e Performance do clube.

O Corinthians enfrentaria o Goiás no sábado, 26 de agosto, às 21h, pela 21ª rodada do Brasileirão, três dias antes de visitar o Estudiantes em La Plata, pela Sul-Americana.

Pelo planejamento, a comissão técnica pouparia os jogadores mais experientes para a decisão na Argentina. Antônio Mello, então, promoveu um treinamento na tarde do jogo contra o Goiás. Acontece que, horas depois, os planos mudaram.

Por conta da má colocação do Corinthians na tabela, Vanderlei Luxemburgo optou por levar alguns dos jogadores que tinham treinado para o banco de reservas. O Corinthians iniciou o jogo com reservas, e o Goiás abriu o placar. Vendo-se sem saída, Luxa lançou cinco titulares: Renato Augusto, Maycon, Rojas, Bruno Méndez e Gustavo Mosquito. O Timão empatou com gol de Maycon.

Renato Augusto com Luxemburgo no Corinthians — Foto: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians

Renato Augusto com Luxemburgo no Corinthians — Foto: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians

No vestiário, jogadores como Rojas e Bruno Méndez não esconderam o descontentamento por terem participado de um treino e de um jogo no mesmo dia. Mas a pior notícia ainda estava por vir: Renato Augusto sofreu uma pequena lesão muscular e se tornou dúvida para o duelo na Argentina.

A situação gerou uma discussão entre Luxemburgo e Bruno Mazziotti, que pouco depois acabou ganhando a imprensa. Renato intensificou tratamento, viajou, jogou no sacrifício, rendeu pouco e no dia 3 de setembro ficou fora do Dérbi contra o Palmeiras para tratar o seu problema muscular na Data Fifa.

O episódio evidenciou uma diferença de pensamentos sobre futebol entre os departamentos, algo comum nesta terceira passagem de Luxa pelo Corinthians. Mesmo assim, Mazziotti e o técnico mantiveram uma relação profissional até o último dia de trabalho do treinador, que encerrou sua passagem com o empate contra o Fortaleza, na Neo Química Arena.

Luxemburgo deixou o Corinthians após 38 partidas, com 14 vitórias, 12 empates, 12 derrotas e aproveitamento de 48% em quase cinco meses de trabalho. O Timão ocupa a décima posição no Brasileirão. No sábado, enfrenta o São Paulo no Morumbi.

Tite vem? Marcelo Braga explica estratégia do Corinthians na disputa com o Flamengo

?? Ouça o podcast ge Corinthians??

+ Assista: tudo sobre o Corinthians na Globo, sportv e ge

50 vídeos


VEJA TAMBÉM
- ACIDENTE DE GARRO: Exames confirmam uso de drogas pela vítima
- Santo André x Corinthians pela Copinha - Onde assistir
- NÃO VAI JOGAR? Rodrigo Garro pode ser poupado no primeiro jogo do Paulistão









1215 visitas - Fonte: ge

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

publicidade

Paulista

Qui - 19:30 - Nabi Abi Chedid -
X
RB Bragantino
Corinthians

Brasileiro

Dom - 16:00 - Arena do Grêmio
0 X 3
Gremio
Corinthians
publicidade
publicidade
publicidade