Roberto Batista Prado Neto, ou apenas Beto, ostenta uma marca de 13 gols em 24 jogos pelo Corinthians sub-17 nesta temporada. O centroavante do Timãozinho é o artilheiro da categoria, assinou contrato profissional recentemente e vive a melhor fase desde que chegou à capital. Nem sempre foi assim. Natural de Presidente Venceslau, no interior do estado, o atleta quase foi parar nos rivais e nem jogava no ataque até pouco tempo.
Roberto Prado nasceu em 2006, no interior do estado de São Paulo — Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians
Autor de seis gols no Brasileirão da categoria – disputa que está nas quartas de final e teve o Santos saindo na frente no jogo de ida – , Beto se tornou jogador do Corinthians no final de 2019. O processo para estar lá foi diferente de muitos garotos, que passam por peneiras. O jovem atuava pelo Marília e foi captado por um observador alvinegro depois de jogar a final do Campeonato Paulista Sub-13, contra o São Paulo. Ao fim da competição, já entrou em acordo com o clube e se apresentou em janeiro de 2020.
Alguns anos antes de iniciar a jornada no time do Parque São Jorge, fez teste no Santos, rival nas quartas do Brasileirão, por meio de uma escolinha vinculada ao Peixe em Presidente Prudente, e também recebeu a oportunidade de ir até a sede oficial na Baixada Santista. A visita, porém, não foi como ele esperava.
– Quando cheguei ao Santos, fui reprovado. Fiquei muito triste por ser novo e inexperiente, mas acredito que serviu de lição para chegar onde estou hoje.
Na próxima terça-feira (26), Beto é uma das esperanças de reviravolta na disputa para avançar à semifinal do Brasileiro Sub-17. O Timãozinho recebe o Santos, às 19h, na Fazendinha, e precisa reverter o placar de 2 a 1.
Venceslauense mudou de posição no ano passado e potencializou poder de gols — Foto: Rodrigo Gazzanel/Agência Corinthians
+ Relembre: Beto já foi convocado para a seleção brasileira sub-15
Mas, não foi só o Peixe que demonstrou certo interesse no garoto. Um outro rival do Timão esteve ainda mais perto de contar com Betinho. Ainda quando vestia a camisa do MAC, Beto era monitorado pelo São Paulo, recebeu proposta, mas a resposta não foi positiva para o Tricolor.
– Fiquei três anos sendo monitorado pelo São Paulo. Acabou que quando eu fechei com o Corinthians, no outro ano, o São Paulo quis contar comigo, mas optei, por decisão dos meus pais e meus empresários, em ficar no Corinthians. Acredito que fui muito feliz nessa escolha.
Beto assinou contrato profissional com o Corinthians no final de agosto — Foto: Rodrigo Gazzanel/Agência Corinthians
Mudança de posição
Até 2022, Beto jogava um pouco mais distante do setor ofensivo. Como volante, em 2021, por exemplo, marcou cinco gols e chamou a atenção do treinador Vinícius Marques. Com uma vaga de centroavante disponível e a orientação do técnico, o garoto passou a atuar como 9.
Já no primeiro ano na nova posição, marcou seis vezes. Na atual temporada, a segunda no ataque, fez mais que o dobro de tentos e é titular absoluto do Timãozinho.
– No começo foi um pouco difícil para mim, mas acredito que por conta da sequência de jogos, fui melhorando. Hoje já estou bem adaptado e, claro, sempre buscando evoluir.
Contrato com o clube paulista vai até agosto de 2025 — Foto: Rodrigo Gazzanel/Agência Corinthians
E tudo isso passa também por inspirações. Perguntado sobre referência na posição, o garoto nem titubeou: Karin Benzema, centroavante francês que deixou o Real Madrid neste ano para assinar com o Al-Ittihad, do futebol saudita.
– Vejo muitos vídeos e partidas. Tento me inspirar nele.
+ Fique por dentro das notícias do Corinthians + O ge.globo/tvfronteira traz notícias do esporte no Oeste Paulista