Corinthians e Ferroviária, de Araraquara, decidem, neste domingo (10), o Campeonato Brasileiro feminino. A bola vai rolar às 16h (de Brasília), na Neo Química Arena. Como as equipes empataram sem gols na ida, na última quinta-feira (07), na Fonte Luminosa, quem vencer fica com o título. O Corinthians é favorito. Apenas uma vez na história a corintianas perderam para a rival (33 duelos). E isso num jogo em que atuou com reservas. Na atual temporada, jogou 16 bezes em casa e venceu todas.
A partida vai ter transmissão da Rede Globo e do SporTV a partir das 16h (de Brasília)
Em caso de novo empate a disputa vai para os pênaltis. Isso só aconteceu na decisão da competição apenas uma vez, em 2019, justamente quando as duas equipes decidiram. Na ocasião, a taça ficou com o time de Araraquara, que empatou dois jogos e ganhou nos pênaltis.
As duas equipes, aliás, são as maiores campeãs do torneio. A Ferroviária foi campeão também em 2014, além da citada 2019. Já o Corinthians venceu em quatro oportunidades: 2018, 2020, 2021 e 2022. A competição existe desde 2013 e é praticamente um Campeonato Paulista, afinal, apenas o Flamengo de 2016 é o único não-paulista campeão. Na lista, aparecem ainda o Centro Olímpico, em 2013, o Rio Preto em 2015 e o Santos em 2017.
Os outros dois grandes de São Paulo ainda não conquistaram, mas bateram na trave. O Palmeiras foi vice em 2021, enquanto o São Paulo terminou em terceiro um ano antes. Já o São José terminou em segundo nos anos de 2013 e 2015.
O jogo será muito especial para o treinador Arthur Elias. Como assumiu a Seleção Brasileira após a saída de Pia Sundhage, ele está se despedinco do Corinthians após ganhar quase todos os títulos importantes da categoria. Ele ainda comandará o time na Libertadores, mas esta serpá a sua última decisão em casa.
"Que seja um grande dia e que eu encerre esta trajetória com mais um titulo em casa", disse Elias, que mantém a base que empatou na ida.
A treinador Jéssica de Lima fez um ferrolho na ida e segurou o placar em 0 a 0. Agora, sabe que precisará repetir a eficácia defensiva. Mas com algum poder ofensivo se quiser fazer a Ferroviária levantar o caneco que persegue desde 2019. Tudo indica que ela repetirá a escalação, só mantendo um mistério: Aline ganha a vaga de Suzane?
Final do Campeonato Brasileiro Feminino
Data e horário : 10/9/2023, às 16h (de Brasília)
Local : Neo Química Arena, em São Paulo (SP)
CORINTHIANS: Lelê; Katiuscia, Mariza, Yasmin e Belinha; Duda Sampaio, Jaque Ribeiro e Tamires; Jheniffer, Vic Albuquerque e Gabi Portilho Técnico : Arthur Elias
FERROVIÁRIA : Luciana; Mônica, Day Silva, Luana Sartório e Géssica; Barrinha, Raquel Domingues, Mylena Carioca e Suzane Pires (Aline); Eudimilla e Laryh. Técnica : Jéssica de Lima
Árbitra : Edina Alves Batista
Siga o Jogada10 nas redes sociais: Twitter, Instagram e Facebook.
+ Os melhores conteúdos no seu e-mail gratuitamente. Escolha a sua Newsletter favorita do Terra. Clique aqui!
1089 visitas - Fonte: terra