O Corinthians completa 113 anos de história nesta sexta-feira (1º). Símbolos de identificação, as camisas alvinegras orgulham os milhões de fanáticos do Timão espalhados por todo canto do Brasil. Alguns uniformes marcaram época e tornaram-se icônicos no imaginário do torcedor.
Para relembrar, o Lance! separou cinco modelos que deixaram sua marca na lembrança de milhões de fãs. Confira abaixo:
+ Renove o seu estoque de camisas do Timão com o cupom LANCEFUT 10% OFF
1. O fim do jejum
O ano de 1977 ficou marcado como o ano do fim do jejum de títulos que durava 23 anos. O Corinthians conquistou o tão almejado título do Campeonato Paulista, no Morumbi, que foi palco da vitória histórica sobre a Ponte Preta.
Corinthians encerrou seca em 1977 (Foto: Reprodução)
Apesar da estética semelhante com a de outras camisas, a relação de nostalgia e mística marcou o coração dos corintianos. + Confira a versão retrô da camisa do Timão que fez história!
2. A Democracia Corinthiana
O uniforme da Democracia Corinthiana representou um movimento político e social único no futebol brasileiro. Com suas camisas brancas e a icônica faixa preta diagonal com os dizeres "Democracia" em letras vermelhas, o uniforme simbolizava o engajamento dos jogadores corintianos na luta pela democracia no Brasil durante o regime militar.
Sócrates é um dos maiores ídolo da história do clube (Foto: Irmo Celso)
Esse uniforme tornou-se um poderoso símbolo de resistência e engajamento político, unindo jogadores, torcedores e o público em geral na busca por um país mais democrático e justo.
Camisas 1 e 2 da atual temporada são inspiradas nas autênticas do período da Democracia Corintiana (Foto: Divulgação/Corinthians)
De tão simbólicas, as camisas da Democracia tornaram-se inspiração para a Nike reproduzir nas linhas da atual temporada. O símbolo do movimento está presente logo abaixo da gola, na parte de trás. + Compre aqui a sua camisa de 2023 a partir de R$199,00
3. Primeiro título nacional
Uniforme do primeiro título de Campeonato Brasileiro do Corinthians, a identificação desta camisa com o craque Neto é extremamente forte.
Neto foi o principal jogador daquela geração (Foto: Arquivo L!)
Na época, o Timão superou o São Paulo na grande final para garantir a taça da competição nacional.
4. A conquista do mundo em 2000
No embalo do jogo festivo entre lendas de Corinthians e Real Madrid, rivais que definiram a final do Mundial de 2000, vale relembrar a camisa utilizada na primeira conquista do mundo feita pelo Corinthians.
Rincón ergue a taça de campeão do mundo(Foto: Divulgação / Corinthians)
Com uma padronagem diferente da métrica histórica utilizada no Corinthians, o conjunto inovou no design do uniforme. + Pode festejar! A camisa do Mundial está disponível na FutFanatics, garanta a sua!
5. O fenômeno
A passagem de Ronaldo Fenômeno pelo Corinthians é lembrada como um dos momentos mais impactantes na história do clube paulista. Com seu faro de gol afiado, Ronaldo apoiou o Corinthians nos títulos da Copa do Brasil e do Campeonato Paulista.
Camisa 9 marcou uma geração de corintianos (Foto: Daniel Augusto Jr./Ag. Corinthians)
Diante desta contratação relevantíssima da época, o camisa 9, que fez história na Seleção Brasileira, foi a grande figura daquela geração e, portanto, tem uma identificação com o uniforme daquele período.
1113 visitas - Fonte: lance