De novo o Estudiantes e de novo numa fase de quartas de final. Desde vez, porém, o cenário é outro para Giuliano, meio-campista que deverá ser opção para o técnico Vanderlei Luxemburgo no duelo em La Plata, na noite desta terça-feira, às 21h30 (de Brasília), no estádio Jorge Luis Hirschi.
Relembre o jogo entre Inter e Estudiantes pela Libertadores de 2010
Em 2010, então com 20 anos, Giuliano saiu do banco na reta final do jogo e marcou o gol solitário do Internacional na derrota por 2 a 1 que classificou o time para a semifinal da Conmebol Libertadores.
O lance ficou conhecido como "gol da fumaça", já que saiu num momento em que a torcida do time argentino acendia sinalizadores que deixaram o estádio em Quilmes, palco do jogo, sob neblina:
Giuliano comemora gol em Quilmes contra o Estudiantes — Foto: AFP
- Foi um gol que ficou marcado para a torcida do Inter, mas especialmente para mim. Eu era muito jovem na oportunidade. O Inter estava sendo eliminado. Entrei e, aos 43 minutos, fiz o gol da classificação. Isso muda meu caminho como jogador de futebol, muda o caminho do Inter na Libertadores – relembrou Giuliano ao ge em 2020, ao celebrar dez anos daquele gol.
Hoje, aos 33, na condição de reserva de luxo do Timão e na reta final de seu contrato com o clube, que vai até 31 de dezembro, ele quer novamente ser útil para ajudar o Corinthians em sua caminhada:
Desábato zagueiro Estudiantes Inter — Foto: AFP
- Aquele gol desencadeou o título da Libertadores em que fui eleito o melhor jogador da competição. Vai passar um filme bacana, uma recordação feliz, e espero fazer um gol para alegrar minha torcida.
A derrota do Internacional por 2 a 1 teve gosto de vitória. Beneficiado pelo gol fora (vencera o rival por 1 a 0 no Beira-Rio no jogo de ida), o Colorado despachava o então campeão da Libertadores. Artilheiro do time na competição com seis gols, Giuliano voltou a marcar na vitória por 3 a 2 sobre o Chivas na decisão do torneio, e acabou eleito o melhor jogador da Libertadores daquela edição.
No Corinthians, Giuliano ainda não viveu a conquista de títulos e atuações memoráveis. Na temporada, tem 40 partidas e nenhum gol. Desde 2021, soma 124 jogos e dez gols marcados.
Giuliano, meia do Corinthians — Foto: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians
?? Ouça o podcast ge Corinthians??
+ Assista: tudo sobre o Corinthians na Globo, sportv e ge