O Corinthians está prestes a ter uma baixa importante para a sequência da temporada de 2023. O zagueiro Murillo foi liberado pelo Timão para realizar exames médicos no Nottingham Forest, da Inglaterra, e não deve mais defender o clube do Parque São Jorge. O jogador já é desfalque para o compromisso contra o Estudiantes, nesta terça-feira, pelas quartas de final da Copa Sul-Americana.
Em seu elenco, a comissão técnica tem Lucas Veríssimo, Bruno Méndez e Caetano como reposições, além de opções na base. Na visão de Vanderlei Luxemburgo, Murillo fará bastante falta ao time, mas o grupo possui nomes que podem manter o bom nível deixado pelo jovem de 21 anos.
Veríssimo chegou ao Corinthians na janela de meio de ano, vindo de empréstimo do Benfica. O defensor demorou a ganhar minutagem, já que ainda estava em ritmo de pré-temporada na equipe portuguesa.
A tendência é que Lucas assuma a vaga pela sua estatura, já que é o segundo zagueiro mais alto do elenco, com 1,88m, e por possuir qualidade para sair jogando desde trás. Em seu período de Europa, o jogador acumulou convocação pela Seleção Brasileira, mas sofreu grave lesão de ligamento no joelho em 2021.
O zagueiro atuou como titular contra Cruzeiro e Goiás, nas últimas duas rodadas do Campeonato Brasileiro. O defensor foi bem contra a Raposa, mas fez jogo instável diante do Esmeraldino, em Itaquera.
Bruno Méndez possui a confiança de Luxa e é bem avaliado internamente. O jogador é zagueiro de origem, mas vem atuando na lateral direita por conta da lesão de Fagner. Tendo em vista esse cenário, dificilmente o defensor assumirá a vaga de Murillo imediatamente, já que ele é o melhor nome para atuar pela direita no momento.
Caso Bruno atue como zagueiro, a tendência é que Gil seja deslocado para o lado esquerdo, setor que já atuou muitas vezes na carreira. O contrato de Méndez com o Corinthians é válido apenas até o final da temporada, mas as partes já discutem uma extensão de vínculo.
Caetano tem vantagem de ser canhoto, assim como Murillo. O defensor de 24 anos se destaca pela sua qualidade técnica para sair jogando, quebrando linhas de marcação com seus passes. Luxemburgo já elogiou o zagueiro publicamente e vê ele como opção importante para o elenco.
O defensor possui 15 jogos em 2023, sendo 11 como titular. Formado nas categorias de base do Timão, Caetano rodou por vários times, por empréstimo, mas se fixou como opção no profissional neste ano.
É certo que os jovens da base não substituirão Murillo neste momento, mas a saída do beque abre espaço para que eles ganhem mais rodagem no time de cima, sendo relacionados para partidas no profissional.
Renato e João Pedro Tchoca são os defensores com maior status na equipe sub-20 e já foram convocados por Vanderlei Luxemburgo para alguns jogos.
1341 visitas - Fonte: terra