O meia-atacante Guilherme Biro sempre foi considerado um grande talento formado nas categorias de base do Corinthians . Criativo e versátil, o atleta se destacou em diferentes categorias e é nome constante em convocações da Seleção Brasileira sub-20. Porém, seu início de jornada na equipe profissional do Alvinegro não vem sendo fácil.
A titularidade de Biro contra o Estudiantes, inclusive, gerou estranheza. O ponta Wesley vem agradando e era cotado para estar entre os 11 iniciais no duelo válido pela ida das quartas de final da Copa Sul-Americana.
"Escolha tática (Biro na vaga de Wesley), por eles (Estudiantes) terem congestionado o meio. Eles teriam dois atacantes em cima dos nossos zagueiros, com os meias adiantados, e buscamos preencher o meio", explicou o técnico Vanderlei Luxemburgo em entrevista coletiva.
Com o treinador, inclusive, Biro tem moral. Desde que Luxa assumiu a equipe, o jogador disputou 15 partidas, sendo nove como titular. "Ele é um jogador interessantíssimo, pode jogar por dentro e por fora, na esquerda e na direita. Ele quebra linhas, isso é fundamental", disse o comandante publicamente logo na sua chegada.
Apesar do prestígio interno, Biro vem tendo dificuldades para convencer dentro de campo. O jogo ofensivo do meia vem sendo burocrático e, defensivamente, a recomposição apresenta problemas. Desde que subiu ao time de cima, o jovem de 19 anos não deu assistência e não foi às redes, contrastando com os ótimos números dos tempos de base.
Apesar do início de pouco brilho na equipe de cima, a cúpula alvinegra aposta muito em Biro. No início de julho, o clube recusou uma proposta de 6 milhões de euros (R$ 33 milhões) por 50% dos direitos econômicos do jovem de 19 anos, vinda do Al-Sadd, do Catar.
Em março, o Corinthians renovou o vínculo do garoto até o final de 2027. O contrato antigo de Biro tinha validade até novembro deste ano.
O jogador pode voltar a entrar em campo neste próximo sábado, contra o Goiás, pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Timão se encontra na 13ª posição da liga, com 24 pontos conquistados.
Biro chegou ao Corinthians em 2015, na categoria sub-11. Pela base alvinegra, foi campeão do Campeonato Paulista sub-13 e sub-17, em 2017 e 2021, respectivamente. Antes de virar meio-campista, o jogador atuou por um bom tempo como lateral esquerdo.
Guilherme Biro, que se destacou na Seleção Brasileira sub-20 durante a disputa do Sul-Americano da categoria, entrou em campo pela primeira vez no profissional em 2022, com o técnico Vítor Pereira. Porém, seu nome começou a virar frequente no time de cima com a chegada de Vanderlei Luxemburgo, que sempre apostou no garoto
660 visitas - Fonte: gazetaesportiva