Na noite da quarta-feira (16), o Corinthians visitou o São Paulo visando consagrar a vaga para a final da Copa do Brasil 2023. Apesar de possuir vantagem após vencer a partida de ida por 2×1 na Neo Química Arena, o São Paulo foi melhor nos seus domínios e venceu a volta por 2×0, obtendo a classificação. Além da derrota dolorosa, o Alvinegro foi eliminado pela primeira vez no século em mata-mata pelo rival.
Desde o início do ano 2000, São Paulo e Corinthians se enfrentaram em 11 confrontos de mata-mata no Morumbi. No entanto, o Timão ainda não havia levado a pior.
A primeira vez que houve um mata-mata entre as equipes foi no ano 2000. Desde então, as equipes disputaram Copa do Brasil, Campeonato Paulista e Rio-São Paulo. Com equilíbrio, o Corinthians perdeu em quatro ocasiões, teve três vitórias e três empates. No entanto, em todas as disputas, o Timão havia se classificado.
Apesar da derrota recente, analisando todas as ocasiões em que se enfrentaram em disputas eliminatórias em ambos estádios, o Corinthians leva a melhor. Em 22 partidas de mata-mata, o Timão venceu em 15 dos embates, enquanto o São Paulo foi melhor em apenas sete deles. Outro tabu que ainda se mantém é que o Alvinegro jamais foi derrotado pelo Tricolor na Neo Química Arena, Em 18 majestosos, são 11 vitórias alvinegras e sete empates.
Após a eliminação na Copa do Brasil, o Timão foca as atenções no Brasileirão. Na 14ª posição do torneio, com 23 pontos, o técnico Vanderlei Luxemburgo e seus comandados visitam o Cruzeiro neste sábado (19), às 21h (horário de Brasília).
1233 visitas - Fonte: torcedores