Na noite de hoje (16), o Corinthians vai ao Morumbi enfrentar o São Paulo, em clássico que vale uma vaga na final da Copa do Brasil.
E, para o Timão, basta apenas um empate para se classificar. Isso porque, na ida, o time de Itaquera venceu por 2 a 1, com dois gols de Renato Augusto.
E o Alvinegro segurar uma vantagem que conquistou no primeiro jogo, é algo comum. Apenas cinco vezes, na história, o Corinthians venceu o primeiro jogo e acabou eliminado na Copa do Brasil.
A última vez que isso aconteceu foi há sete anos, na edição de 2016. Na ocasião, o Timão enfrentou o Cruzeiro pelas quartas de final e venceu na ida, na Neo Química Arena, por 2 a 1 – mesmo placar deste ano.
Então, na volta, no Mineirão, o Timão foi derrotado por 4 a 2 e acabou eliminado da competição.
No jogo decisivo, a partida até começou equilibrada. O Cruzeiro fez 1 a 0 e o Corinthians empatou, ainda no primeiro tempo.
Mas, no segundo tempo, o Cruzeiro foi avassalador. Fez 2 a 1 e logo em seguida, 3 a 1. Depois, Arrascaeta ainda fez 4 a 1 para os donos da casa. O Corinthians descontou já aos 41 do segundo tempo.
Os gols corintianos foram marcados por Rodriguinho e Rildo, enquanto os da Raposa foram de Ábila (2), Bruno Rodrigo e Arrascaeta.
Dos que entraram em campo no jogo decisivo, Fagner e Romero são os remanescentes daquele time. Cássio também estava no elenco, mas não jogou aquela partida.
Curioso é que o goleiro do Cruzeiro era Rafael, que hoje é o goleiro titular do São Paulo. Alisson, que também joga no Tricolor, entrou naquela partida.
Na partida decisiva o Corinthians tinha: W, Balbuena e Uendel; Camacho, Rodriguinho e Giovanni Augusto (Rildo); Romero, Marquinhos Gabriel (Lucca) e Guilherme (Jonathan). Técnico: Oswaldo de Oliveira.
Já o Cruzeiro tinha: Rafael; Lucas, Léo, Bruno Rodrigo e Edimar; Henrique, Lucas Romero e Robinho (Alisson); Sóbis, Rafinha (Arrascaeta) e Ábila (Ariel Cabral). Técnico: Mano Menezes.
Além desse confronto contra o Cruzeiro, em 2016, apenas outras quatro vezes o Timão foi eliminado da Copa do Brasil depois de vencer na ida. Relembre as outras vezes:
2004 – Quartas de final Corinthians 1 x 0 Vitória (ida) Vitória 2 x 0 Corinthians (volta)
2005 – Oitavas de final Corinthians 2 x 0 Figueirense (ida) Figueirense 2 x 0 Corinthians (volta) Classificações nos pênaltis.
2008 – Final Corinthians 3 x 1 Sport (ida) Sport 2 x 0 Corinthians (volta) Título pelo critério do gol fora de casa.
2014 – Quartas de final Corinthians 2 x 0 Atlético-MG (ida) Atlético-MG 4 x 1 Corinthians (volta)
1266 visitas - Fonte: torcedores